BR 135/MA

Obras do viaduto de Bacabeira já foram concluídas, diz Dnit

Segundo o órgão, com o término da construção desse viaduto, está faltando finalizar os serviços de pavimentação e drenagem nos 18 km da pista antiga; liberação para o tráfego está prevista para ocorrer nos próximos dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O viaduto de Bacabeira, construído pelo Governo Federal, integra o conjunto de obras de duplicação da BR 135
O viaduto de Bacabeira, construído pelo Governo Federal, integra o conjunto de obras de duplicação da BR 135 (O viaduto de Bacabeira, construído pelo Governo Federal, integra o conjunto de obras de duplicação da BR 135)

SÃO LUÍS - A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que as obras do viaduto de Bacabeira já foram concluídas e que agora estão sendo feitos apenas ajustes na pavimentação e encaixe com as obras do Lote 2 da duplicação da BR 135, no trecho que vai de Bacabeira a Outeiro (Entroncamento).

Segundo ainda o Dnit, com o término da construção desse viaduto, está faltando somente a finalização dos serviços de pavimentação e drenagem nos 18 km da pista antiga (sentido entrada de São Luís), no Campo de Perizes, para a conclusão total da duplicação desse lote da BR 135/MA (de Estiva à Bacabeira).

Sobre o valor da construção do Viaduto de Bacabeira, o montante investido nessa parte específica da obra de adequação de capacidade da BR-135 foi de R$ 13.620.178,03. A liberação do viaduto para o tráfego está prevista para ocorrer nos próximos dias, segundo o Dnit.

No dia 12 de janeiro deste ano, os ministros Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação), Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência da República) e Sarney Filho (Meio Ambiente), inauguraram trecho de 11 quilômetros da duplicação da BR-135, entre Estiva e Bacabeira. Esse era um dos trechos mais críticos, que por causas das dezenas de acidentes fatais, ficou conhecida como “estrada da morte”.

Prazos

A obra de duplicação da BR135 no Maranhão começou em 2012, e a previsão inicial era de que os serviços fossem concluídos em 2014, o que não ocorreu. Novos prazos foram estipulados, mas não cumpridos. Incluindo todos os reajustes e aditivos, o Governo Federal já havia investido cerca de R$ 370 milhões na obra.

O Dnit disse que a disponibilidade do orçamento financeiro do Governo Federal impediu o avanço normal dos trabalhos, provocando atrasos. As obras foram retomadas em abril de 2016 e concentradas na construção do viaduto de acesso para a cidade de Rosário, no entroncamento da BR-135 com a BR-402, no município de Bacabeira.

Por conta de diversos adiamentos para conclusão, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão e presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Obras Rodoviárias do Maranhão (Sindicor), José de Ribamar Barbosa Belo (Zeca Belo), chegou a classificar a situação como imoral e um desrespeito à população maranhense.

Número

13.620.178,03

foi o montante investido na construção do viaduto, segundo o Dnit

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.