Descaso

Falta de água causa transtornos e prejuízos no Cohabiano, em SJR

Conta de água chega regularmente às residências, mesmo com o desabastecimento; BRK Ambiental é a responsável pelo fornecimento

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Sem água nas torneiras, moradores e comerciantes da Avenida do Fio, no Cohabiano, em São José de Ribamar, precisam aderir ao serviço de caminhão-pipa ou pedir água a algum vizinho que tenha poço. De acordo com os prejudicados pela falta de abastecimento de água, a situação na área é constante e, em alguns períodos, permanece durante meses. A BRK Ambiental é a instituição responsável pelo fornecimento de água na zona urbana do município, como também de Paço do Lumiar, ambas cidades da Grande São Luís.

Indignados, os consumidores desabastecidos contaram que, mesmo com a falta de fornecimento, a conta de água chega regularmente às casas, sem atraso. “Essa falta de água é constante aqui, no bairro Cohabiano. A minha conta de água chega em média R$ 100,00, mas o abastecimento, não. Reclamamos, mas não adianta nada”, alegou o comerciante John Sérvulo Nazareno, de 58 anos.

O gestor de negócios Ivanilson Carvalho, de 55 anos, relatou que há período em que a falta de água permanece por dois ou três meses e que conta com um poço artesiano, inclusive para ajudar a vizinhança. “Há períodos em que ficamos de dois a três meses sem água. É difícil. Eu tenho um poço e também ajudo os meus vizinhos. Mesmo com esse transtorno, a conta chega normalmente. Já estamos cansado de acionar a BRK Ambiental para informar a situação”, explicou Carvalho.

Proprietário de um lava-jato no Cohabiano, Diógenes Filho acumula prejuízos. É que, além de ter de pagar a conta de água todo mês, ele necessita comprar água de caminhão-pipa para conseguir trabalhar. “Há uma semana estou sem água e precisei do serviço de caminhão-pipa. Paguei por R$ 140,00. Como estamos no inverno, fiz uma calha aqui para aproveitar a água da chuva e encher os reservatórios de água que tenho. Isso ameniza os impactos da falta de fornecimento de água”, ressaltou.

Procurada pela reportagem, a BRK Ambiental informou que enviará uma equipe de Operação e Manutenção para verificar a Avenida do Fio, no Cohabiano. A concessionária reforçou a importância do cliente em comunicar o CDC para que o atendimento seja mais assertivo, e que qualquer ocorrência deve ser registrada pelo 0800 771 0001, serviço gratuito para ligações de telefones fixos e móveis, 24 horas, pelo site www.brkambi ental.com.br/maranhao ou acessando nossas páginas nas redes sociais.

SAIBA MAIS

ANULAÇÃO DE CONTRATO

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha decidiu, dia 27 de fevereiro, anular todos os contratos firmados pelos Municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar com a empresa Odebrecht Ambiental Maranhão (BRK Ambiental Maranhão S.A), que era responsável pelo abastecimento de água e saneamento nas cidades. Também foi decidido que moradores das duas cidades que receberam cobranças indevidas de tratamento de esgoto pela BRK podem pedir a devolução dos valores. A BRK tem o prazo de 30 dias após a intimação para deixar de prestar os serviços, enquanto os municípios de Ribamar e Paço do Lumiar têm o mesmo prazo para evitar a interrupção do abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Cabe recurso à decisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.