Acusações

Papa estuda acelerar análise de casos de abuso, diz Vaticano

Tópico foi discutido durante três dias de reunião; descentralizar investigação é uma das propostas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

VATICANO - O Papa Francisco está estudando maneiras de acelerar a análise de acusações de abuso sexual pela própria Igreja, informou o Vaticano ontem depois que um caso de destaque no Chile lançou nova luz sobre o escândalo.

O tópico foi o principal assunto de discussão em três dias de reuniões entre o Papa e um grupo de nove cardeais do mundo todo, que se encontram quatro vezes ao ano no Vaticano para discutir reformas, finanças e outras questões.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse que eles discutiram "várias opções" para acelerar os procedimentos em casos de abuso.

Atualmente, os casos são encaminhados à Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), o departamento doutrinal do Vaticano.

Burke disse que uma das opções discutidas seria descentralizar os procedimentos, estabelecendo tribunais regionais que analisariam os casos sob controle da CDF.

A proposta acontece após intensa crítica ao papa por defender um bispo acusado de ocultar casos de abuso sexual no Chile.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.