Problemas estruturais

Moradores vendem casas, cansados de buracos em via de SL

Fato acontece na rua 3 de Janeiro, no Cruzeiro do Anil, que interliga as avenidas Casemiro Júnior e Jerônimo de Albuquerque, com grande fluxo

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Com a rua repleta de buracos, moradores resolveram deixar seus imóveis e buscar outro lugar para morar
Com a rua repleta de buracos, moradores resolveram deixar seus imóveis e buscar outro lugar para morar (buracos)

Cansados da situação da via de acesso às suas casas, moradores da rua 3 de Janeiro, no Cruzeiro do Anil, estão vendendo os imóveis e se mudando do bairro. De acordo com pessoas que ainda residem na via, a situação persiste há vários anos. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) – não se manifestou sobre o assunto.

Ainda de acordo com moradores, o cenário é mais grave, atualmente, em consequência da intensificação do período chuvoso na capital maranhense. Sobre a evasão de pessoas, um dos moradores que deixou o bairro escreveu aviso na entrada do imóvel informando acerca do interesse de venda. Até o momento, nenhum interessado esteve no local para se informar sobre valores. Outras residências também estão à venda, na Rua 3 de Janeiro.

De acordo com o comerciante Wagner Diniz, dono de um estabelecimento na via, os buracos aumentam a cada dia. “Com a passagem dos veículos e as chuvas, a tendência é que aumente. A rua está praticamente cortada”, disse. Ele afirmou ainda que reside na via há mais de vinte anos e nunca a viu tão deteriorada. “Realmente, a situação está feia”, afirmou.

Além de moradores, motoristas que usam a via como rota alternativa de tráfego também reclamam da situação da via. “Isso aqui é uma pouca-vergonha. Cadê os impostos que a gente paga para o poder público?”, questionou o comerciante Moissaniel Moreno. Já o professor Eduardo Alcântara, que também usa a via para se deslocar até o bairro da Cohab, disse que teve que arcar, no mês passado, com consertos no carro dele. Ele condiciona o fato à situação da via. “Todo dia a gente passa aqui e enfrenta esta buraqueira. É normal que o carro sinta o impacto e o motorista arque com isso”, afirmou.

Questionamentos
A qualidade do asfalto colocado em vias da capital maranhense é alvo, há décadas, de questionamentos. Especialistas afirmam que o pavimento deveria receber análises mais criteriosas de órgãos de controle de qualidade. Em contrapartida, a Prefeitura de São Luís realiza de forma mais ostensiva o programa Asfalto na Rua, com obras de drenagem, construção de meio-fio e sarjeta.

Executado exclusivamente com recursos do poder público municipal, o programa deverá asfaltar mais de cem quilômetros de vias. De acordo com a Semosp, bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Residencial Paraíso, São Bernardo, Altos do Calhau, Coroadinho e Cohaserma já foram beneficiados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.