Descaso histórico

Entregue ao abandono, Fonte das Pedras agoniza no Centro

Sujeira se acumula com o mato alto, mostrando a falta de manutenção no local; moradores de rua ocupam espaço, depredando e afastando possíveis frequentadores; banheiros foram destruídos, e esgoto é depositado na fonte

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

[e-s001]Quem não gosta de poder sentar no banco da praça para descansar, conversar ou simplesmente deixar o tempo passar admirando uma bela vista, com plantas, flores e o som dos pássaros nas árvores? Infelizmente, em algumas praças de São Luís não é possível fazer isso, e um dos pontos onde, no passado, era comum esse tipo de situação, mas hoje se tornou impossível, é a Fonte das Pedras, no Centro.

O mato, já crescido, ocupa grande parte do espaço, mostrando que há um longo tempo a capina não é feita. O capim, que alcança a altura da cintura, esconde o lixo que se acumula no local. Entre os resíduos estão garrafas pet de todos os tamanhos, grande quantidade de plástico, como sacolas, além de sombrinhas quebradas e retalhos de roupas, entre outros.

Os galhos das grandes árvores que dão sombra à área da fonte correm o risco de desabar a qualquer momento, visto que grande parte está comprometida pela ação do tempo e por falta de cuidados. No chão, as folhas e galhos secos deixam o ambiente sujo, aumentando o aspecto de abandono.

A madeira dos bancos da praça já foi levada por moradores em situação de rua, que usam o espaço para dormir no local, afastando quem deseja visitar a fonte, mesmo sem condições de infraestrutura.
Com os banheiros totalmente deteriorados e sem nenhuma condição de uso, os moradores de rua fazem suas necessidades fisiológicas ao ar livre, deixando assim um mau cheiro insuportável no local.

Durante a noite, a escuridão coloca em risco quem passa pela área e serve como esconderijo para assaltantes, uma vez que todas as luminárias do local estão quebradas, sem possibilidade de funcionamento.
Uma grande quantidade de água de esgoto é despejada na área onde ainda existem peixes, já que a galeria, responsável por receber a água suja, está entupida por lixo. Os recipientes que serviriam de cestos de lixo acumulam hoje água, servindo de criadouro para o mosquito da dengue.

Sobre a reforma
A partir de uma proposta feita pela Prefeitura de São Luís ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma reforma era esperada para a Fonte das Pedras. Porém, até o momento nada foi feito.

Em 2014, por meio de uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal determinou a manutenção da Fonte das Pedras com trabalhos de capina, segurança, limpeza e organização na infraestrutura urgente em um prazo de seis meses. Hoje, no entanto, a fonte está em estado pior do que na época.

[e-s001]Segundo informações do superintendente do Iphan, Mauricio Itapary, a Prefeitura de São Luís aguarda a licitação para providenciar a obra de reforma no local. Enquanto isso, a histórica Fonte das Pedras permanece em estado de abandono.
Sobre a situação da Fonte das Pedras, a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) informou, em nota, que, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, está sendo elaborado um projeto de restauro do espaço. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que equipes de guarnição são responsáveis pela abertura e fechamento da Fonte da Pedras, além de rondas diárias para garantir a segurança dos transeuntes. A Semusc ressaltou também que está prevista a instalação de um posto da guarda no local, a ser construída com a reforma da fonte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.