PH

Em Alagoas Encontro de Tribunais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
MAIS LINDA DO QUE nunca, a atriz atriz Bruna Marquezine, referência em beleza e estilo, fotografou para Eudora – marca do Grupo O Boticário – com o lançamento Soul Kiss Me Mate Nude Caramelo, novo batom da marca, que possui efeito mate e cor intensa
MAIS LINDA DO QUE nunca, a atriz atriz Bruna Marquezine, referência em beleza e estilo, fotografou para Eudora – marca do Grupo O Boticário – com o lançamento Soul Kiss Me Mate Nude Caramelo, novo batom da marca, que possui efeito mate e cor intensa (PH01)

A Festança Junina no Ceprama abrirá o São João oficial do Maranhão nos dias 25, 26 e 27 de maio. Entre os brindes que serão doados ao público O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, participa, em Maceió (AL), do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que será aberto hoje. O evento – cuja programação se estenderá até sábado – tem como objetivo discutir o aprimoramento do Judiciário brasileiro. A abertura do encontro ocorrerá no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas. E as palestras e debates serão no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas.

Seja lá quem for
Dá para prever o que anunciará o vencedor da eleição presidencial de 7 de outubro, independentemente de quem for eleito:
Redução do déficit público; submissão do orçamento da União e das empresas estatais ao Congresso Nacional; controle e corte de gastos públicos sob supervisão dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento; suspensão de concursos públicos no primeiro ano de governo; combate à corrupção.
Como a cantilena se repete, pode-se garantir que o cumprimento do rol de promessas será mínimo.

Zona de risco
Entrou na fase das acusações formais a investigação sobre a influência russa nas eleições dos Estados Unidos, que agora bate na porta de Donald Trump.
O episódio faz lembrar um romance de espionagem em que um político norte-americano é convencido por seu psicanalista a se tornar agente da polícia secreta da União Soviética.
Depois, candidata-se e vence a eleição à Casa Branca, mas não toma posse.
Agentes soviéticos matam o futuro presidente sob argumento de que não poderiam confiar em quem não tem equilíbrio mental.

Imortalidade
Com muitos títulos e diplomas, dono da maior coleção brasileira particular de documentos históricos e literários e – importante – genro de Rubem Fonseca, o historiador Pedro Corrêa do Lago está em franca campanha por uma vaga na Casa de Machado de Assis.
Seus 60 anos serão celebrados dia 17 de março, com almoço festivo em casa (toda a ABL presente, espera-se), com sua esposa Bia Corrêa do Lago convidando.
A vaga cobiçada por Pedro é aquela aberta com a morte do saudoso escritor Eduardo Portella.

Lula é um assombro
Do editorial desta semana do Estadão: “Enquanto alguns petistas, demonstrando certo bom senso, já consideram Lula da Silva apenas um retrato na parede e se movimentam para a previsível luta pela sobrevivência política nesse novo cenário sem seu campeão de votos, o demiurgo de Garanhuns continua em campanha como se realmente pudesse se candidatar à Presidência, apesar de ser um corrupto condenado em duas instâncias. Mais do que isso: o ex-presidente está bastante empenhado na quase impossível tarefa de superar-se a si mesmo, ele que já se considera o maior brasileiro da história”.

Laboratório de Inteligência
Inovação é a marca registrada do Colégio Dom Bosco, e às vésperas de completar 60 anos, a escola “que ensina a pensar” adota mais uma importante novidade.
É o LIV / Laboratório Inteligência de Vida, que já começa a fazer parte do currículo dos alunos do Dom Bosco, desde o Infantil até o fim da sua jornada escolar.
Trata-se de um laboratório diferente e no qual os experimentos são outros. A proposta é a experimentação da vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos.
O objetivo é desenvolver o pensamento crítico de cada aluno, e amadurecer o autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento; além de desenvolver habilidades sociais e emocionais fundamentais para os novos desafios do século XXI, tais como: Colaboração, Criatividade, Comunicação, Proatividade, Pensamento Crítico e Perseverança.

Nova gestão
A empresária Shirley Cunha assumirá a presidência da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), nesta quinta-feira.
A nova dirigente será a primeira mulher a assumir a cadeira presidencial da entidade, desde a sua criação.
A nova Coordenação Geral e o Conselho Fiscal estarão à frente da AJE-MA durante o biênio 2018/2019, com a proposta de intensificar os eventos e programas de integração, networking e negócios.


TRIVIAL VARIADO

Crianças carentes do Instituto Isiane Castro, no bairro Liberdade, e do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Vila Jaracati terão uma manhã de lazer nesta sexta-feira, 2, no São Luís Shopping em parceria com o Cinépolis. Elas vão assistir ao filme O Touro Ferdinando, com direito a pipoca e refrigerante.
Mais uma oportunidade perdida: aproxima-se mais uma campanha em que veremos o ajuntamento ocasional de partidos para forçar as portas do poder. A legislação que poderia travar a prática não surgiu.

Cena aberta: a campanha eleitoral se dividirá entre os construtores e os demolidores de ilusões.

Em sessão solene realizada ontem, a Câmara Municipal de São Luís concedeu ao advogado Mauro Lúcio Castro Ramos o título de Cidadão de São Luís. A honraria foi proposta pelo vereador e vice-líder do governo na Casa, Raimundo Penha, que conduziu os trabalhos.


DE RELANCE

Crise de consciência
Muita gente do Brasil – do Maranhão, inclusive – está indo morar em Lisboa. A colunista carioca Hildegard Angel conta, a propósito, em sua nova coluna no Jornal do Brasil, que o português José João Louro relata: “Aqui em Lisboa chegam todos os dias brasileiros da dita ‘classe média’, que decidiram emigrar... São antigos apoiantes de Temer ou de Aécio Neves, mas agora já não querem viver no Brasil. Procuram um posto de trabalho na Europa...”.

Crise de consciência 2
Continua o relato: “Converso muito com eles no café perto da Loja do Cidadão onde tratam os papéis burocráticos... Vivem uma crise de consciência pequeno-burguesa. Ainda se colocam em bicos de pés orgulhosos de serem jovens da “classe média” com um curso superior... Porém já não querem viver no Brasil atual. Incapazes de observar como positivas as medidas sociais da Era Lula, vêm viver num país governado pelo Partido Socialista, um partido irmão do PT na Internacional Socialista...”.

Crise de consciência 3
José João Louro arremata: “Em Portugal, o governo PS é apoiado no Parlamento pelo Partido Comunista, Verdes e Bloco de Esquerda... Ficam chocados e não entendem... Para mim é interessante notar a profunda crise de consciência da pequena burguesia brasileira, muito nacionalista, muito brasileira, mas que depois foge para Portugal ou Europa, em busca de mais comodidade”...

Desejo de manter o poder
A necessidade de que os candidatos a cargos eletivos nas eleições proporcionais deixem funções executivas até o dia 7 de abril, fará com que o ministério do presidente Michel Temer e o governo de Flávio Dino, no Maranhão, mudem radicalmente suas composições. Tanto em Brasília, como em São Luis, o presidente Temer e o governador Dino enfrentam o mesmo dilema: convencer os atuais ministros e secretários a não insistirem em deixar sucessores de sua confiança. Com isso, continuariam mandando nas pastas e tirando proveito eleitoral dessa circunstância.

Renovação dos parlamentos
Velha raposa da política maranhense comentava ontem numa roda de jornalistas que se formou num cafezinho do Shopping São Luís: na Câmara dos Deputados teremos provavelmente o maior percentual de renovação dos últimos anos. Estima-se que a renovação fique entre 30% e 40%. Tudo por conta das facilidades de que disporão os atuais deputados federais que buscam a reeleição.

Facilidades são imensas
Tem mais: é muito difícil para um novato buscar a cadeira de deputado federal. Além das emendas parlamentares, que garantem prestígio e gratidão de prefeitos, vereadores e comunidades, os atuais deputados federais contarão também com expressiva ajuda dos partidos. O Fundo público eleitoral será distribuído pela maioria dos partidos, apenas entre os atuais detentores de mandatos.

Facilidades são imensas 2
A propósito: esses fatores dificultam o ingresso de candidatos que pretendam buscar uma cadeira no legislativo federal. Há partidos como o PMDB, que estariam assegurando até R$ 2 milhões de ajuda eleitoral para cada deputado federal. Como as doações de pessoas jurídicas estão proibidas pela atual legislação, a tendência é de reeleição de muitos deputados federais.

Para escrever na pedra:
“O que torna a velhice tão melancólica é o desaparecimento não de nossas alegrias, mas sim de nossas esperanças. A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem. A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha, a velhice uma saudade”. De Disraelli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.