Editorial

Para alertar sobre catástrofes naturais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O medo de um desastre natural de grandes proporções sempre acompanha o ser humano. Histórias de todo tipo rondam o imaginário das populações. Mas como se prevenir e se antecipar à catástrofe para evitar danos maiores? Com certeza, você já se fez essas perguntas, do tipo “Você só tem uma chance”, como prega quadro do Fantástico, na TV Globo.
Saiba, então, que desde a segunda-feira (26) os estados das regiões Norte e Nordeste passaram a contar com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). E fique atento, que não é trote, e muito menos golpe.
Em caso de iminência de desastres naturais, o sistema enviará o alerta por mensagens de texto para os celulares. O texto que a população receberá será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”. Aí, é só fazer o cadastro.
Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades das duas regiões pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo moradora da região, deve informaro CEP do local atendido. O envio da mensagem fica a cargo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e da Defesa Civil dos estados e municípios.
E atenção: após finalizar o cadastro, o usuário receberá outra mensagem, que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Claro que também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.
O objetivo do serviço é prevenir e orientar quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, e passará a cobrir todo o Brasil.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações, fez a implantação do aplicativo, cujo funcionamento foi antecipado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). A previsão era que o serviço só começasse a funcionar nessas regiões a partir do dia 19 de março.
O serviço não é novidade no mundo. O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007. Atualmente, ele também funciona em mais de 20 países.
No Brasil, desde o dia 19 o serviço foi ativado no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. O projeto-piloto foi colocado em prática em fevereiro do ano passado. Inicialmente, o sistema foi ativado em 20 municípios de Santa Catarina, alcançando uma população de cerca de 500 mil habitantes.
Essas localidades catarinenses foram escolhidas por causa de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. Claro que todos ficam tranquilos em ter o aplicativo, mas ninguém, com certeza, que receber esse aviso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.