Meio Ambiente

Sarney Filho determina ação do Ibama no Pará

Ministro do Meio Ambiente determina a apuração de danos ambientais e humanos do acidente em barragem de resíduos de bauxita que transbordou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Sarney Filho disse que o Ibama poderá embargar a atividade e aplicar multas pecuniárias
Sarney Filho disse que o Ibama poderá embargar a atividade e aplicar multas pecuniárias (Sarney Filho disse que o Ibama poderá embargar a atividade e aplicar multas pecuniárias)

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, determinou ontem que o Ibama adote todas as providências legais e administrativas para apurar os danos ambientais e humanos do acidente causado pelo vazamento tóxico da barragem de rejeitos de bauxita, extraída pela empresa Hydro Alunorte, no Pará, que tem 41% de capital norueguês.

“Embora o licenciamento ambiental tenha sido feito pelo estado do Pará, diante da gravidade da situação, o Ibama poderá, inclusive, embargar a atividade e aplicar multas pecuniárias, além de exigir que sejam reparados os danos ambientais e os que atingiram famílias de Barcarena e áreas vizinhas”, afirmou o ministro.

De acordo com Sarney Filho, o ministério acompanhava a situação há vários dias, mas vistorias realizadas pelo órgão estadual de Meio Ambiente, além do Instituto Evandro Chagas, indicavam que não havia vazamento ou transbordamento de resíduos que são altamente tóxicos, pela presença de mercúrio.

No entanto, no dia 22, um laudo do Instituto Evandro Chagas, do Pará, confirmou que a empresa fez uma ligação clandestina para eliminar os efluentes contaminados, situação depois confirmada pela empresa. Além do MMA, o Ministério Público, a OAB e a Câmara dos Deputados, que criou uma Comissão Externa, estão apurando o caso. Já o Ministério da Integração está distribuindo água potável para as famílias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.