Analógico/Digital

Anatel e Seja Digital entregam kits em SL

Poderão receber kits gratuitamente beneficiados de programas sociais do Governo Federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Os presidentes da Anatel, Juarez Quadros, e do Seja Digital, Antonio Carlos Marteletto, estiveram em São Luís na manhã de ontem (26) para divulgar o desligamento do sinal analógico da TV aberta na capital maranhense e em outros nove municípios no estado. Na oportunidade, eles fizeram entrega simbólica de kits a famílias da Ilha. O sinal analógico será desligado no dia 28 de março. A partir de então, entrará em funcionamento absoluto o sinal digital, e as famílias que não tiverem o conversor terão o sinal televisivo interrompido.

Poderão receber os kits gratuitamente os beneficiados de programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família, Prouni, entre outros. As pessoas podem fazer a retirada do kit após agendamento feito pelo telefone 147, em São Luís, no Ponto de Distribuição da Seja Digital, nos Correios da Cohama.

Dos 290 mil kits destinados à capital maranhense, o dia de ontem atingiu a marca de 184 mil já entregues, o que fez com que tanto Anatel quanto o Seja Digital incentivassem os beneficiados pelo kit gratuito a receberem, já que em pouco mais de um mês o sinal analógico será desligado.

"Nosso objetivo é incentivar que as pessoas que podem receber gratuitamente o kit façam isso o mais rápido possível para evitar que elas fiquem sem sinal, quando o analógico for desligado. Hoje, nós já temos uma média de 92% das casas da capital maranhense com sinal digital e queremos alcançar os 100%", enfatizou Juarez Quadros, presidente da Anatel.

Segundo o presidente do Seja Digital, Antonio Carlos Marteletto, as pessoas que tiverem direito ao conversor gratuito, mas já tiverem acesso ao sinal digital podem recebê-lo [conversor] e doar a alguém que não pode receber ou utilizar em outro aparelho mais antigo que não queria se desfazer, só não podem é vender o aparelho.

"Quando as pessoas recebem o kit composto por uma antena, controle remoto e conversor, elas assinam um termo de que não podem vender aquele equipamento. Em todo o Brasil tivemos pequeno número de casos dessa imprudência, mas, apesar de não haver uma fiscalização específica, quem cometer esse erro poderá estar sujeita às penas judiciais", garantiu.

Feliz em receber o conversor para usar em um aparelho televisor que tem há muito tempo em casa, a diarista Marlene dos Santos Mendonça disse que a TV é indispensável em sua casa e por isso foi receber seu conversor gratuito de direito. "Tenho uma televisão na minha casa que é bem antiga e eu sempre assisto nela. Não posso ficar sem ela e achei muito legal o fato de que pudemos receber sem pagar nada esse kit com o conversor. Estou feliz", concluiu, sorridente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.