Estado Maior

Ponto final

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Embora o grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) tente forçar a barra de um cenário consolidado a ponto de levá-lo a uma vitória até em primeiro turno, o fato é que nada no processo eleitoral no Maranhão está definido. Dino não sabe, sequer, que adversários enfrentará. Também não tem garantia alguma de que terá partido X ao seu dispor e enfrentará partido Y.
Ao que tudo indica, o deputado federal Zé Reinaldo Tavares, que está prestes a se filiar no DEM, decidiu colocar um ponto final em sua saga de ser um dos candidatos a senador na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB).
Tavares finalmente percebeu ou explicitou o que todos já sabiam: ele nunca seria escolhido pelo comunista para compor a chapa.
Com esta decisão, o deputado agora deve buscar outro candidato a governador para se aliar e assim entrar na sonhada disputa pelo Senado. Para Tavares, há dois caminhos: Eduardo Braide (PMN) e Roberto Rocha (PSDB).
Pela história dos três, é mais fácil Zé Reinaldo se juntar a Braide, caso este decida lançar candidatura a governador este ano. Por sinal, o deputado do PMN já até externou essa possibilidade.
A relação com o senador Roberto Rocha é mais difícil porque há rusgas desde 2011, com a entrada de Rocha no PSB tirando do deputado o comando do partido, e que se estenderam passando pelas eleições de 2014 – quando Tavares teve que abrir mão de ser candidato a senador na chapa de Dino - e também 2016.
Agora é esperar para saber os próximos passos do deputado federal, que pode até não conseguir o espaço que espera dentro do DEM para ter a desejada candidatura de senador.

Humilhação
Outro deputado federal que sonha em ser candidato a senador com apoio de Flávio Dino é Waldir Maranhão (Avante).
E como Tavares, Maranhão também é humilhado por Flávio Dino, que fez acordo com Waldir na época do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Dino, apesar do compromisso, não toca em momento algum no nome de Waldir Maranhão. Não faz qualquer gesto, a não ser o de desprezo pelo antigo aliado.

Fica no cargo
Mesmo com a decisão de não mais tentar ser um dos candidatos a senador do grupo de Flávio Dino, Zé Reinaldo Tavares não deverá contar com o apoio do sobrinho, Marcelo Tavares.
Tavares é chefe da Casa Civil (que teve suas funções bem esvaziadas pelo governador) e já declarou que não sairá do cargo devido à posição tomada pelo tio.
O certo é que Marcelo deveria, sim, se solidarizar com Zé Reinaldo, que contribuiu politicamente para Flávio Dino desde 2006 quando o comunista disputou a eleição para deputado.

Sem consideração
E Marcelo Tavares não é o primeiro dentro do governo comunista a preterir um parente para se manter no cargo.
O deputado e secretário, Neto Evangelista (PSDB), também preferiu Flávio Dino à sogra, ex-prefeita Maura Jorge.
Evangelista ficou ao lado de Dino mesmo depois de o governador humilhar publicamente a então prefeita de Lago da Pedra.

Eleição
Na sexta, 23, o desembargador Cleones Cunha foi eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais.
A eleição foi realizada durante o 42º Encontro do Colégio, que reuniu todos os corregedores da Justiça Eleitoral, em Brasília.
Cleones Cunha é corregedor eleitoral no Maranhão. Ele assumiu no início de fevereiro o cargo e será dele a função de organizar as eleições deste ano no estado.

Filiação
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, está oficialmente no PRB. Ele se filiou ao partido no último sábado, 24.
Brandão teve que deixar o PSDB depois de ser retirado da presidência do partido no Maranhão por insistir na aliança dos tucanos com os comunistas.
Por enquanto, somente o vice-governador deixou o ninho tucano. Pelo menos de forma oficial. Outros, como o prefeito Luis Fernando Silva e também o deputado Sérgio Frota, ainda permanecem no PSDB.

DE OLHO
R$ 161 milhões

é o valor das despesas compromissadas e não pagas pelo governo de Flávio Dino na área de Infraestrutura.

Resposta
O presidente estadual do PT, Augusto Lobato, respondeu internamente às críticas feitas pelo deputado federal Zé Carlos.
O parlamentar petista, além de defender a candidatura própria da legenda, fez críticas duras a Lobato, que em um texto grande postado em grupo de aplicativo de conversa desqualificou as acusações de Zé Carlos.
Lobato deixou claro ao deputado que agora sabe que os dois – apesar de terem se aliado na eleição interna do PT – estão em lados opostos.


E MAIS

• O PT, como sempre, se mostra rachado. Desta vez, o deputado Zé Inácio levando consigo Zé Carlos, tenta a todo custo desqualificar o presidente da sigla, Augusto Lobato.

• Para estes petistas, Lobato não defende o partido e quer deixar a sigla ser usada por Flávio Dino.

• Astro de Ogum (PR) está mesmo decidido a disputar mais uma vez a eleição para presidente da Câmara Municipal de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.