Novidade arquitetônica

Contêineres sediam negócios e mudam visual da capital

Estabelecimentos do gênero alimentício, farmacêutico e até mesmo conveniências são alocados em estruturas que, antes, pertenciam à estrutura portuária em especial

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Contêineres são usados na montagem de  negócios em  São Luís
Contêineres são usados na montagem de negócios em São Luís (conteiner)

Uma opção relativamente recente, com várias vantagens e, o principal, baixo custo. Antes pertencentes à estrutura portuária, na maioria dos casos, os contêineres – equipamentos usados em especial para o transporte de cargas volumosas – são a escolha atual da maioria dos empresários de São Luís na hora da montagem de seus empreendimentos. Visualmente, é possível perceber que, em vários pontos da cidade, já há quem apresente seu negócio de uma maneira diferente, moderna e que, ao mesmo tempo, contribui para a preservação do meio ambiente.

O começo do aproveitamento dos contêineres como estrutura de negócios remonta a uma patente norte-americana no ano de 1987. Segundo alguns pesquisadores, foi neste período que teria surgido “um método de conversão de um ou mais contêineres de aço em habitações, uso em canteiros de obra ou em qualquer outro produto derivado”. Apesar do registro, por ora, não há uma data certa para o início do negócio em contêineres no mundo.

No Brasil, as primeiras franquias do gênero foram criadas em 2008, por um empresário chamado André Krai. À época, a ideia surgiu como uma forma inovadora de se levar ao mercado o melhor produto em um ambiente confortável e diferenciado. O plano deu tão certo que, a partir de então, em outras capitais brasileiras, aumentaram os registros de casos
de negócios nascidos e/ou consolidados em contêineres.

Em São Luís, também não há uma data certa sobre quando surgiu o primeiro empreendimento consolidado pelo aproveitamento de um ou mais contêineres. Alguns empresários defendem a tese de que a Container Ecology Store – que montou uma unidade na Avenida dos Holandeses – foi a precursora na capital . O negócio surgiu há aproximadamente cinco anos mas, no local do negócio, atualmente funciona uma burgueria (que fez algumas adaptações antes da abertura).

LEIA TAMBÉM:
Empreendimentos estão sediados em contêineres em SL

Vantagens
Entre as muitas vantagens apontadas por quem escolhe montar seu negócio a partir de um contêiner, está a ausência de necessidade de erguer paredes, a mobilidade (já que a estrutura pode ser removida e levada, se necessário para outro endereço) e a possibilidade de aproveitamento do acabamento do contêiner pois, dependendo do grau de conservação da estrutura, até mesmo o piso pode ser usado no futuro negócio. “Trata-se de um modelo arquitetônico modular, resistente e portátil, podendo ser aplicável à sociedade moderna”, disse a arquiteta Verônica Pires.

Outra vantagem é que é possível instalar toda a estrutura do contêiner em áreas consideradas pequenas para os padrões da engenharia. Mas a principal qualidade de se optar pelo contêiner, de acordo com empresários, é o custo já que, em alguns casos e dependendo da estrutura usada, é possível gerar uma economia de até 40% com custos de aluguel. “Além de ser portátil e barato, é possível ainda customizar ou personalizar a estrutura da maneira mais conveniente”, disse Líssio Fiod, um dos sócios de um empreendimento de menos de um ano situado na Avenida Litorânea, em São Luís feito em contêineres.

Outra qualidade do contêiner é o benefício ambiental já que, a partir da estrutura, é possível por exemplo gerar menos resíduos que seriam, em outros casos, despejados no meio ambiente. Além disso, há o reaproveitamento de um material como os contêineres que, em sua maioria, seriam dispensados por empresas ligadas ao transporte portuário.

SAIBA MAIS

Robustez

No Brasil, grande parte dos negócios sediados em contêineres possuem estruturas de, no máximo, dois andares. Porém, de acordo com o site www.containersa.com.br, na Suiça, está fixada a loja contêiner mais alta do mundo, chamada Freitag, com 26 metros de altura. Ao todo, 17 contêineres (dispostos verticalmente) formam o empreendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.