Transtornos

Buracos deixam ruas de grande movimento quase intrafegáveis

Moradores reclamam falta de cuidados com as vias no bairro do Cohatrac e Jardim Araçagi

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Quase uma dança. Quem passa pela Avenida Leste-Oeste, no Cohatrac, pensa que os carros estão “dançando”, quando na verdade estão tentando mesmo é desviar dos buracos existentes na via, escolhendo espaços para não cair nas crateras. A grande quantidade de buracos na avenida tem causado insatisfação e revolta para condutores de veículos, que muitas vezes tem as peças quebradas.

Os condutores se sentem inconformados com a situação, pois precisam gastar duas vezes, pagando IPTU, para ter uma boa infraestrutura da via e também com peças novas para os automóveis, que quebram após cair nas crateras.

Os buracos incomodam também os comerciantes da área. Eles reclamam que, por causa dos buracos, houve redução no número de clientes e, consequentemente, o lucro dos estabelecimentos. “Esses buracos atrapalham nas vendas. Os clientes não querem parar por causa da buraqueira que fica aqui em frente. Isso é uma falta de respeito conosco”, disse Gracilene dos Santos, que trabalha em uma padaria.

Em alguns pontos, moradores improvisaram a identificação dos buracos, com caixotes de madeiras, para alertar quem passa pela via, auxiliando motoristas, principalmente à noite, quando a visibilidade é menor.

E continua...
Próximo ao Cohatrac, no Jardim Araçagi, moradores, motoristas e pedestres também enfrentam problemas semelhantes. A Rua C, do bairro, está intrafegável, com muitos buracos e lama.

Do começo ao fim da rua há buracos. Moradores, como o policial civil José Ribamar dos Santos, que há anos reside no bairro, contou que a situação persiste há mais de 10 anos. “Os carros precisam passar por cima do canteiro para desviar dessa situação, ou então usar as vias transversais, que, diga-se de passagem, também não estão em boas condições”, reclamou.

Segundo moradores, a Prefeitura de São José de Ribamar já passou diversas vezes fazendo vistorias para realizar as obras, mas até agora nada foi feito.

Sobre a situação, a Prefeitura de São Luís, responsável pelo bairro do Cohatrac, informou, por meio de nota, que diversos bairros da capital já receberam investimentos para a melhoria da infraestrutura de ruas, e que está executando reparos na pavimentação de diversas ruas, priorizando os principais corredores viários. E ressaltou que os serviços são executados levando em conta o período chuvoso. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) comunicou que será realizado o levantamento das ações necessárias nas vias mostradas na reportagem, para que elas sejam incluídas na programação.

Já a Prefeitura de São José de Ribamar, responsável pelo Jardim Araçagi, não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.