Artigo

A fraternidade merece respeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

A fraternidade merece o respeito de todas as pessoas no mundo. Por seu intermédio é possível a paz social universal.

Nenhum ser humano deve comporta-se como sendo um demônio. Tem o dever de ser justo, cordial, gentil, diante de todas as demais pessoas que se lhe apresentem a qualquer instante. Assim, as relações sociais sob o comando das ações e das omissões poderão ter resultados benéficos.

A igreja católica, hoje, no mundo inteiro, está dirigindo a campanha da fraternidade, o que é, sem dúvida, imprescindível e merece o apoio integral de toda a humanidade, a fim de que a violência seja excluída dos meios sociais em geral e assim as pessoas justas possam realmente viver num clima de completa paz.

O papa Francisco já se manifestou em diversas vezes, afirmando a importância da fraternidade hoje e sempre em qualquer lugar do mundo.

Os brasileiros e as brasileiras devem unir-se na Campanha da Fraternidade pois ela está no mundo, hoje, lembrando sempre que o amor à vida é um dever de todas as pessoas.

Os maranhenses e as maranhenses devem também, em especial, unir-se na referida campanha, que é, sem dúvida uma magnífica tribuna na qual os seus oradores e as suas oradoras pregam, de forma perfeita, que a vida humana é o valor supremo, sob a proteção do sistema jurídico-democrático e inclusive de Deus.

Aqui, em São Luís, capital do Estado do Maranhão, a sua Arquidiocese, sob o comando do seu arcebispo dom José Belisário já assim se manifestou:

“Acho que mensagem que queremos levar neste ano é que nós não percamos a esperança. Acredito e acho que precisamos pensar que esses tempos de muita violência são apenas períodos de transição para dias melhores.”

Eis aí, uma mensagem excelente de quem sabe pensar em Deus e, acreditando na sua força, já lhe pediu dias melhores para o povo.

A Fé em Deus é muito importante. Por seu intermédio, cada ser humano poderá chegar ao melhor lugar e viver sob melhor tempo.

Lembro-me sempre que, lendo o livro História da Humanidade, da autoria Hendrik Willem Van Loon, constatei esta lição: “Vivemos sob a sombra de um gigantesco ponto de interrogação: Quem Somos? De onde Viemos? Lentamente, mas sem perder a coragem, temos feito recuar cada vez mais esse ponto de interrogação rumo àquela linha distante que além do horizonte, onde esperámos encontrar a resposta.”

Assim sendo, todos nós, seres realmente humanos, estamos no momento adequado para que a resposta à extinção da violência seja mais rápida possível.

Vamos todos viver dignos, merecedores da proteção de Deus.

É muito importante nascer, porém mais significante é saber viver de forma Fraterna e cordial.

Cada ser humano está no mundo não para matar as pessoas, porem para com elas saber viver. O mundo, hoje, está em pânico em consequência da violência constante.

O Brasil especificamente está sob o comando lamentável da violência em toda a sua estrutura social. Precisa urgentemente de um tratamento justo, adequado, a fim de que a paz em geral seja possível.

Diante de tudo isso, vamos, unidos e com muita fé em Deus apoiar a Campanha da Fraternidade.


José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.