sem obra

Obras de residencial no Parque Independência sem previsão

Construção de conjunto residencial para servidores estaduais foi amplamente divulgado pelo Governo do Maranhão, mas, no local, apenas o mato cresce sem controle, e não há data para início dos serviços

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
No local onde funcionou a Expoema, foi anunciado que seria construído residencial, mas apenas mato ocupa espaço
No local onde funcionou a Expoema, foi anunciado que seria construído residencial, mas apenas mato ocupa espaço (expoema)

Com o período chuvoso, o matagal já ocupa o Parque Independência, onde era feita a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). As obras de um residencial, que o Governo do Estado iniciaria naquele local, ainda não têm data para começar. Nem mesmo a nova licitação já foi divulgada pelo Executivo.

O Governo do Maranhão começou a divulgar a construção de um empreendimento com 2.048 apartamentos com dois e três dormitórios na área do Parque Independência. A compra do imóvel poderia sair até 25% mais barata que o valor de mercado. Poderão adquirir apartamentos, ou pelo menos poderiam, segundo a divulgação, os servidores públicos estaduais, por meio de um cadastro que permitiria financiamento do imóvel com a Caixa Econômica Federal.

A licitação para a construção dos imóveis foi feita em 2016, sendo cancelada, em seguida, por causa de uma denúncia de que o processo estaria sendo direcionado para uma determinada empresa.
Este ano, nenhuma informação foi divulgada ainda, pelo Governo do Maranhão, quanto aos prazos para ser realizada uma nova licitação, a fim de que as obras comecem. Enquanto isso, a área é invadida pelo mato, após sediar a edição da Expoema do ano passado.

Procurada por O Estado, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) informou, em nota, que o chamamen­to público para pré-qualificação de empresa – ou grupo de empresas –, com o objetivo de contratar as obras de construção do residencial no Parque Independência, que tem como agente financeiro a Caixa Econômica Federal, foi realizado pela Secid em 2016.

O projeto executivo e a documentação de ordem jurídica exigidas pela Caixa estão em tramitação na instituição financeira e aos órgãos competentes para emissão dos licenciamentos necessários, na for­ma da legislação vigente.
Sobre a realização da Expoema, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) frisa que, em acordo com a Associação dos Criadores do Maranhão, a feira agropecuária terá caráter itinerante pelos municípios do esta­do, a partir deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.