Copa do Mundo

Copa 2016: Blatter demonstra apoio à candidatura do Marrocos

Ex-presidente da entidade, Joseph Blatter, disse que “estar na hora de voltar ao continente africano”

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Joseph Blatter quer ver Copa na África
Joseph Blatter quer ver Copa na África (Joseph Blatter, presidente da Fifa - Arquivo)

São Paulo - Com a Copa do Mundo de 2018 há alguns meses do apito inicial e a de 2022 confirmada para o Catar, a sede do Mundial de 2026 começa a ser tema de discussões nos bastidores da Fifa. Ex-presidente da entidade, Joseph Blatter já tornou público seu apoio a candidatura do Marrocos para a competição de seleções. Em sua conta no twitter, o suíço revelou “estar na hora de voltar ao continente africano”.

“Copa do Mundo de 2026: As candidaturas conjuntas são rejeitadas pela Fifa após 2002 (também aplicado em 2010 e 2018). Agora, o Marrocos seria a sede mais lógica. Está na hora da África novamente”, escreveu o ex-presidente e sua conta oficial.

A citação de Blatter sobre a rejeição às candidaturas conjuntas é uma referência aos rumores promovidos por Estados Unidos, Canadá e México de oficializarem uma candidatura unida para que os três países sejam sede da Copa do Mundo em 2026. Em caso de confirmação, seria algo inédito na história do campeonato que, em 2002, teve Japão e Coréia do Sul promovendo juntos.

O continente africano sediou apenas uma vez o Mundial. Em 2010, a África do Sul foi o local escolhido para o primeiro título da Espanha e uma nova edição, dessa vez no Marrocos, seria mais uma tentativa de promover o futebol em alguns locais de pouca estrutura para a prática do esporte.

Primeiro homem forte do futebol a demonstrar apoio à candidatura do Marrocos, Blatter permaneceu no cargo máximo diretivo da Fifa por 17 anos. Em 2015, deixou a presidência sob acusações de corrupção e acabou banido do futebol por seis anos, juntamente com Michel Platini, por conta de um pagamento autorizado pelo ex-presidente ao ex-jogador francês por um trabalho realizado entre o fim de 1999 e o início dos anos 2000. A quantia, porém, foi depositada apenas em 2011.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.