Tá chovendo aí? Aqui tá chovendo!

Chuvas já superaram previsão da meteorologia para fevereiro em SL

Nos primeiros 20 dias deste mês, já choveu mais de 373 milímetros na Grande São Luís, que era a média esperada pelo Laboratório de Meteorologia

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Já choveu mais do que a média mensal no mês de fevereiro na Grande São Luís, segundo a meteorologia.
Já choveu mais do que a média mensal no mês de fevereiro na Grande São Luís, segundo a meteorologia. (chuva)

SÃO LUÍS - A quantidade de chuva que atingiu São Luís nos primeiros 20 dias de fevereiro já é correspondente ao que era esperado para todo o mês. A perspectiva é de que os próximos meses tendam a ser ainda mais chuvosos em todo o estado. Segundo dados do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a expectativa de chuva para o mês de fevereiro é, em média, 373 milímetros (mm), mas já foi registrado um total de 550 mm, superando a média, no posto de análise do Itapiracó.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas preocupam moradores de áreas de risco

Último dia de Carnaval em São Luís deve ter chuva

Chuva intensa alaga vias e congestiona trânsito em SL​

Esses dados podem variar de acordo com os pontos da Ilha, já que muitas vezes o tanto que chove em uma área pode ser superior, ou inferior, ao de outra área. Os meteorologistas afirmam que pontos como a Uema e a região central de São Luís podem ter números diferentes.

Pelo aspecto analisado na Grande Ilha, já choveu acima do esperado para o mês de fevereiro de 2018 em relação à média climatológica. A previsão para os próximos três meses devem ser divulgadas ainda hoje.
Entretanto, dados de janeiro emitidos pelo laboratório da Uema são de que os próximos meses deverão ser ainda mais chuvosos. Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Laboratório, disse que de fevereiro a abril deste ano haverá fortes chuvas por todo o estado.

“Nossos dados já previam que de fevereiro a abril as chuvas cairiam acima da média na região norte do Maranhão. Já na região central, no período, deve cair chuva dentro da média. No sul, a expectativa é de que seja um pouco abaixo da média para os meses”, ressaltou Gunter de Azevedo.

Raios
O Laboratório de Meteorologia da Uema trabalha com a possibilidade das descargas elétricas serem frequentes durante o período do inverno. Por isso, cuidados são necessários quando estiver chovendo, por exemplo, evitar estar em locais abertos como praias, rios e piscinas; não ficar embaixo de árvores e caso uma descarga caia encima de um carro, que é o ponto mais seguro para estar, os que estiverem dentro do veículo não devem descer imediatamente, pois, ao pisar no chão, poderão ser afetados pela descarga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.