Perigo

Usuários de ônibus do Monte Castelo reclamam da falta de segurança

Esperar por um ônibus em alguns pontos, no Monte Castelo, se tornou um pesadelo; estabelecimento comercial próximo a uma parada foi arrombado

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Os usuários de transporte coletivo que necessitam aguardar um ônibus nas paradas que ficam próximo ao terreno onde no passado ficava o prédio do antigo Hortomercado do Monte Castelo, estão apreensivos por causa da insegurança na área. Depois que o imóvel foi demolido, aumentou o número de assaltos e furtos na região.

LEIA TAMBÉM:

Motoristas de Uber se preocupam com a falta de segurança à noite

População pede o fim da violência​

“Aguardo o coletivo aqui sempre por volta do meio-dia. À noite, aqui é muito deserto. Colegas meus relatam casos de assalto
quase todos os dias. Eu estudo pela manhã justamente por causa disso, para evitar ser assaltada. As pessoas que estudam à noite, quando saem, ficam na frente do curso esperando o ônibus, mas não vêm para a parada, com receio de ser vítima de roubo ou coisa pior”, relatou Vanessa Souza, de 31 anos, estudante de enfermagem.

A estudante Paula Barbosa, de 16 anos, contou que já foi assaltada na área e inclusive ameaçada. “Fui assaltada bem aqui próximo. Eu estava com um amigo. Eles levaram o cordão dele e nos ameaçaram. A noite é terrível, muito esquisito”, ressaltou.

O mototaxista Leonardo Costa Gonçalves, de 43 anos, trabalha nas proximidades das paradas e disse que ele, com outros mototaxistas, já evitaram um assalto, mas já teve uma moto furtada. “Constantemente, tem assaltos aqui, principalmente à noite. Deixei uma moto que eu trabalhava estacionada e levaram. Uma vez, eu com outros colegas evitamos que uma mulher fosse assaltada. Ela gritou, ouvimos e corremos”, explicou Gonçalves.

A estudante Eva Valéria de Oliveira Gomes, de 17 anos, resistiu a um assalto e conseguiu o seu celular de volta. “Eu fui atender uma ligação da minha mãe, quando um rapaz puxou o aparelho da minha mão e fugiu. Gritei e corri atrás dele. Ele não estava armado, pelo menos eu não vi. Recuperei meu aparelho”, disse a estudante.

Um estabelecimento comercial que fica próximo a uma das paradas foi arrombado duas vezes, e a proprietária, que preferiu não falar sobre o assunto, precisou fazer um conserto na porta.

Sobre o espaço onde funcionou o Hortomercado, a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) informou, em nota, que será construída uma praça, cujo projeto já foi concluído. A licitação será realizada no mês de março. Frisou ainda que as ruínas do prédio precisaram ser demolidas, em decorrência da estrutura ter ficado fragilizada pela ação do tempo.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que, por meio do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que desenvolve diariamente trabalhos preventivos, com viaturas e motocicletas nas ruas do bairro Monte Castelo e áreas adjacentes, fazendo abordagens a pedestres e a veículos suspeitos. As rondas são feitas diuturnamente.

No período da noite, além das incursões em ruas do bairro, policiais militares também fazem blitz em ônibus que circulam no trecho do Monte Castelo na área próxima à antiga Cobal, como medida para reduzir eventuais ações criminosas naquela área.

A SSP ressaltou que, em caso de situações suspeitas, os moradores podem acionar a PM pelo telefone 190 e orienta o registro da ocorrência na delegacia mais próxima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.