Corrente do bem

Mãe faz vaquinha online para custear tratamento da filha

Isabelly Mendonça foi diagnosticada com microcefalia e paralisia cerebral; atualmente ela está com o tratamento de hidroterapia interrompido por falta de recursos financeiros

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Desde o oitavo mês de vida, Isabelly fazia tratamento de fisioterapia e hidroterapia.
Desde o oitavo mês de vida, Isabelly fazia tratamento de fisioterapia e hidroterapia. (Isa)

SÃO LUÍS – Uma campanha na internet visa ajudar a família de uma criança, diagnosticada com microcefalia e paralisia cerebral, a dar continuidade ao seu tratamento de hidroterapia, em São Luís.

LEIA TAMBÉM:

Voluntária faz “vaquinha virtual” para Natal no Haiti

Jovem do ES faz vaquinha para estudar Medicina na UFMA​

Isabelly Mendonça, desde o oitavo mês de vida, fazia tratamento na fisioterapia e hidroterapia na APAE. Mas, assim que a família conseguiu uma vaga para o Hospital Sara, o tratamento foi interrompido. Em 2012, Isa, como é carinhosamente chamada, foi diagnosticada com a luxação do quadril esquerdo, porém, o tratamento não foi iniciado pelo Sara. Em menos de oito meses o atendimento no Hospital Sara foi interrompido por eles mesmos. Pois, segundo Katiane Mendonça, mãe da criança, ela foi informada, na marcação de retorno, que Isabelly estava ótima e não precisaria de retorno. “Mesmo assim, ela não ficou nenhum dia sem fazer fisioterapia, pois recorri a vários lugares e continuamos o tratamento. Então fui procurar outras alternativas de tratamento. Inscrevi ela na Equoterapia. Me recomendaram por ser um tratamento eficaz, então fui lá. Ficou um bom tempo na fila de espera e depois de 3 anos, enfim foi chamada em janeiro de 2017”

De acordo com a mãe de Isabelly, para a prática da Equoterapia, são feitos alguns exames como rx da região pélvica, já que precisará ficar montada no cavalo. O rx foi feito no dia seis de março de 2017. E no dia seis de abril do mesmo ano o setor da Equoterapia informou a Katiane que a luxação no quadril esquerdo estava bem acentuada e com a prática da Equoterapia a situação dela pioraria. Então afastaram ela para um tratamento urgente na Hidroterapia uma vez que a hidro é um dos mais adequados para a situação em que se encontra. “Graças a Deus conseguimos logo em seguida, e até julho de 2017 ela estava em tratamento na Clínica Ana Lúcia Chaves Fecury da Universidade Ceuma, onde fazia oito sessões por mês (terças e quintas). Mas devido o gasto ser maior que as nossas condições atuais, perdemos a vaga e hoje ela encontra-se na fila de espera novamente”, contou Katiane.

Isabelly é cadeirante. Para a criança ir as sessões de hidroterapia, a família ia no carro de um amigo ou de táxi, visto que o horário das sessões era muito cedo e por ordem de chegada. “Ir as sessões de transporte coletivo com ela é quase que impossível, por ser um lugar contramão da nossa casa e a grande maioria dos coletivos de São Luís não oferecerem acessibilidade. O gasto com as sessões e transporte chegam a quase a R$1.200 mil por mês, um gasto longe da nossa realidade, apesar de ser assalariada. Então, diante de tudo isso, eu não posso ficar parada olhando os dias passar e não fazer nada por ela. Como não posso trabalhar fora, me viro como posso. (Entre fazer lembrancinhas e vender roupas em uma loja virtual no Instagram)”, relata a mãe da criança.

A vaquinha online foi criada no dia sete de fevereiro deste ano, em prol de custear as despesas com o tratamento de hidroterapia de Isabelly. Em apenas 14 dias, a família já conseguiu arrecadar um valor de R$ 1.042,92. “Desde já, agradeço cada um que tem contribuído para a qualidade de vida da Isabelly. Quero ver minha filha andando, se assim for possível”, afirma Katiane Mendonça.

Quem quiser participar e ajudar pode clicar aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.