Descaso

Feira do Anjo da Guarda precisa de reforma urgente

Quem trabalha no local reclama da sujeira do lado de fora e do perigo do telhado velho e cheio de buracos na parte interna; para conseguir melhorar as vendas, feirantes têm de arcar com pequenas obras em seus boxes

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Os feirantes do mercado do Anjo da Guarda estão revoltados por terem de trabalhar em um local que necessita de cuidados e reforma urgentemente. Os problemas começam na entrada da feira, onde há grande quantidade de lixo. A água de esgoto também causa incômodo, mau cheiro e resíduos expostos, entre eles de resto de animais, que podem contaminar os alimentos que são comercializados.

Do lado de dentro do mercado, os maiores problemas estão no teto do estabelecimento, que apresenta telhas de amianto já desgastadas, que colocam em risco a vida de feirantes e consumidores. A maioria dessas telhas está quebrada, provocando goteiras e alagando diversos pontos da feira durante as chuvas.

As madeiras que dão sustentação ao telhado estão comprometidas. Há buracos no teto, e trabalhadores já fecharam suas barracas em alguns pontos, após a perda de mercadorias.

Muitos feirantes reclamam que a falta de cuidados na parte interna da feira levou muitos a colocarem suas barracas do lado de fora, organizando suas mercadorias em calçadas ou até mesmo na rua, competindo por espaço com carros e motos.
Mas, com a muitas bancas montadas do lado de fora, houve queda no movimento interno da feira, o que também gera reclamações. “A falta de manutenção aqui não traz os clientes para comprarem, e isso tem causado muitos problemas, porque assim não estamos tendo nenhuma renda, não estamos faturando quase nada”, disse o feirante Vanderley Rabelo Muniz.

Porém, alguns feirantes cansados de esperar pela ação do órgão responsável pela administração do local resolveram reformar os boxes. A área de venda de peixe e carne está com madeira, telhas e piso novos após os comerciantes do setor se juntarem e arcarem com os reparos. Com o espaço limpo e arrumado, o número de clientes aumentou. “Nós nos sentimos obrigados a fazer isso, porque percebemos que a qualquer momento o teto poderia desabar em nossas cabeças”, contou o vendedor de peixe José Campos.

A Prefeitura foi contatada. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informou que a feira do Anjo da Guarda é administrada por uma associação, mas que já está prevista uma obra de reforma do prédio, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, e a Vale. A Sempe comunicou que o projeto arquitetônico já está pronto e será enviado à Central Permanente de Licitação (CLP).

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que mantém uma caixa estacionária na feira do Anjo da Guarda para o descarte adequado dos resíduos produzidos no local e que a coleta é feita diariamente. Entretanto, é comum que feirantes façam o descarte irregular, despejando lixo no chão ou nas calçadas próximas a feira. Por isso, o órgão pede a colaboração dos feirantes quanto ao manejo adequado dos seus resíduos, para evitar o acúmulo de sujeira no local, o que pode atrair animais, causas a proliferação de doenças e comprometer a qualidade dos produtos comercializados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.