Eleições 2018

Deputado diz que posição de direções nacionais podem mudar rumos partidários no MA

Zé Reinaldo Tavares disse que as coligações a serem fechadas nos estados passará pela influência dos comandos nacionais e isso inclui o DEM em relação a Flávio Dino

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
José Reinaldo e Juscelino Filho disputam o DEM no Maranhão
José Reinaldo e Juscelino Filho disputam o DEM no Maranhão (José Reinaldo )

O deputado federal José Reinaldo Tavares (sem partido) voltou a dizer que irá disputar a eleição para senador “em qualquer situação” e garantiu ainda que posições nacionais dos partidos deverão mudar o cenário de alianças nos estados. As declarações do parlamentar foi dada ao site Política Real.

Até o início do próximo mês, Zé Reinaldo Tavares deverá se filiar ao DEM, partido que está na base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) após receber a presidência do Fundo de Pensão e Aposentadoria dos Servidores Públicos do Estado (Fepa). Essa posição adotada pelo partido, que é presidido no estado pelo também deputado Juscelino Filho, não é o melhor dos cenários para Tavares que pretende ser candidato ao Senado, mas o governador não o quer na sua chapa.

A esperança de Zé Reinaldo para garantir essa vaga é a mudança no comando do DEM nacional, cuja presidência deverá ficar com o prefeito de Salvador ACM Neto. Essa mudança poderá levar o partido para outros rumos quanto a eleição para presidente do país e, segundo analisou Tavares, as posições adotadas pela legenda podem refletir nos estados.

E no Maranhão, ainda segundo o deputado, o DEM poderá até não apoio o governador comunista em seu projeto de reeleição.

“As eleições para presidente terão muita influência em todos os nos acordos para as eleições estaduais. Hoje o DEM está muito próximo do governador Flávio Dino, mas não se sabe como vai ficar essa configuração nacional. Só teremos certeza do quadro político depois da escolha dos candidatos pelos principais partidos. De forma que acho que não vai haver uma liberdade muito grande nos diretórios estaduais para definirem as suas coligações. Certamente terá influência da direção nacional e isso pode manter ou não esse apoio incipiente entre o DEM e o Flávio Dino”, afirmou Tavares.

Ainda segundo afirmou o futuro democrata, ele tem o apoio da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e de outras lideranças o que o habilita para concorrer a uma das vagas do Senado e, por isso, será candidato a senador em qualquer situação.

“Dessa forma, serei candidato a senador em qualquer situação”, disse Tavares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.