Aposentados e Pensionistas

INSS: 14.123 beneficiários em São Luís ainda não realizaram a prova de vida

Em todo o Maranhão, 95.412 beneficiários ainda não fizeram a comprovação de vida, de acordo com o instituto; o prazo segue até o dia 28 de fevereiro; Após 30 dias,o benefício será suspenso

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Os beneficiários do INSS precisam fazer a comprovação de vida até o dia 28 deste mês
Os beneficiários do INSS precisam fazer a comprovação de vida até o dia 28 deste mês ( Os beneficiários do INSS precisam fazer a comprovação de vida até o dia 28 deste mês)

SÃO LUÍS - 14.123 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Luís ainda não realizaram a comprovação de vida para continuar recebendo a aposentadoria ou pensão. Os dados foram divulgados na tarde de ontem pelo INSS. A prova de vida deve ser realizada nas instituições bancárias até dia 28 de fevereiro deste ano. Após 30 dias do prazo, segundo o INSS, o benefício será suspenso até que a comprovação seja realizada. Em todo o Maranhão, 95.412 beneficiários ainda não fizeram a prova de vida.

Os beneficiários impossibilitados de se dirigir até o banco para realizar a prova de vida, devem autorizar um representante para fazer o processo por meio de uma procuração.

“Os aposentados ou pensionistas que não podem ir até o banco por problemas de saúde ou outro de força maior e ainda não tem um representante, um procurador, é necessário fazer uma procuração para que um “procurador” seja cadastrado. O representante se dirige a agência do INSS que mantém o benefício, munido da procuração, atestado médico e documento com foto dele e do beneficiário para que o INSS faça o cadastro. Após isso, esse procurador vai até o banco e consegue realizar a comprovação de vida do beneficiário”, explicou Jonatas Antônio Rêgo Paula, chefe de benefício da Gerência Executiva do INSS em São Luís.

Os registros de comprovação de vida são de responsabilidades das agências bancárias que realizam os pagamentos. “Houve um convênio entre o INSS e as agências bancárias para realizar a prova de vida dos aposentados e pensionistas. Os bancos são responsáveis por esses dados”, revelou Jonatas.

“Para realizar a comprovação de vida, o beneficiário deve apresentar a carteira de identidade e o documento do benefício na agência bancária a qual realiza o pagamento. Caso o aposentado ou pensionista não consiga ir até o banco, o procurador – representante cadastrado pelo INSS realiza o procedimento. Ele deve apresentar um documento com foto dele, do beneficiário e um atestado médico”, finalizou a bancária Maria de Lourdes do Nascimento Lima.

Confira a quantidade de

faltantes por alguns municípios:

Afonso Cunha - 99

Imperatriz - 3681

Alcântara - 405

Aldeias Altas – 141

Altamira do Maranhão - 142

Alto Parnaíba 70

Amarante do Maranhão – 325

Anajatuba - 409

Anapurus - 22

Araioses - 530 Arari - 370

Bacabal – 2337

Axixá - 85

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.