Reivindicação

Centrais sindicais farão protesto contra a Reforma da Previdência

Manifestação, que será hoje às 16h, na praça Joaõsinho Trinta, marca semana de lutas das categorias trabalhistas contra a reforma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - As principais centrais sindicais maranhenses e suas entidades filiadas vão participar hoje de um ato de protesto, em São Luís, contra a aprovação da Reforma da Previdência, convocado nacionalmente pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT). A manifestação será às 16h, na praça Joaõsinho Trinta, próxima ao prédio da Rffsa.

Em apoio à manifestação, bancários e outras categorias de vários estados vão paralisar suas atividades hoje. Mas, aqui no Maranhão, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Eloy Natan, o funcionamento será normal durante todo o expediente bancário. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) convoca todos os educadores para reforçar a mobilização.

Esta será uma semana de luta, que tem como ponto alto o dia de hoje com deliberação de greve geral, tendo em vista que está programada a votação da Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional que pode afetar as aposentadorias e outros benefícios de milhões de brasileiros.

De acordo com os sindicalistas, a nova proposta do governo, que prevê aumento da idade mínima para concessão da aposentadoria para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos para os homens, deve ser votada no dia 19, 20 ou 21 de fevereiro pela Câmara dos Deputados, se a base aliada garantir os 308 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional.

Já em São Paulo, várias categorias decidiram cruzar os braços hoje. Entre elas, motoristas de ônibus, professores das redes estaduais e municipais, metalúrgicos, bancários, servidores e químicos. Na Bahia, há confirmação de paralisação de petroleiros, químicos, rodoviários, professores, bancários, servidores e metalúrgicos, entre outras categorias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.