Falta d'água

Moradores do bairro Fé em Deus sofrem com falta d’água há 15 dias

Situação impede realização das necessidades diárias, como lavar louças e roupas

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - Baldes e torneiras secas. É essa a situação de mais de 40 famílias do bairro Fé em Deus, que há 15 dias têm de comprar água para atender suas necessidades diárias. A falta de água se iniciou após um buraco feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) na Rua da Glória. Segundo informações, o buraco na via foi feito por causa de uma obra para consertar o esgoto, mesmo no local não existindo linha de esgoto.

Moradores relataram que após o primeiro serviço realizado pela Caema, uma grande quantidade de água escorria pela rua. Logo após, atendendo a solicitações do próprios moradores, a Caema abriu um segundo buraco na via, entretanto, a situação não foi resolvida.

A moradora Davyna de Jesus contou que está muito difícil fazer os afazeres domésticos com pouca água, tendo de abrir mão de algumas atividades, como deixar de lavar roupas e louça. “Aqui na minha casa moram 13 pessoas, são seis crianças que precisam de água para ficarem limpas. É muito difícil conviver com isso todos os dias. Nós moradores não aguentamos mais”, relatou ela.

Segundo moradores, ao fazer a visita para iniciar as obras, uma representante da Caema garantiu que durante os serviços e, durante a falta de água, os moradores seriam abastecidos por carros-pipa, entretanto, não foi o que aconteceu.

“Nós é que estamos tirando do nosso bolso para ter água dentro de casa. Durante 15 dias do recebemos os carros-pipa três vezes, depois disso nada mais foi mandado para nós”, disse o comerciante Edmilson Reis.

Após os serviços, a Rua São Gabriel também foi atingida pela falta de água. Na rua, uma casa de apoio a pessoas com AIDS/HIV depende de uma grande quantidade de água, principalmente por atender todos os dias cerca de 32 crianças e 30 adultos e idosos. “Para diminuir a falta d’água estamos comprando e às vezes recebendo doações da comunidade, para poder encher as duas cisternas que temos, porém, elas secam e precisamos de mais água. Estamos em um situação muito complicada”, contou um dos coordenadores da Casa de Apoio Solidariedade é Vida, Fernando Cardoso.

Por meio de nota a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que a obra ainda está em curso e trata-se da troca de registro para manobras. Equipes estão no local fazendo os procedimentos necessários. O abastecimento nas duas ruas deveria normalizado nesta sexta-feira, 16, após o término da manutenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.