Cultura popular

Exposição "Máscaras de Fofão" faz resgate histórico do Carnaval maranhense

A mostra temática reúne 40 máscaras de fofão, personagem mais popular das tradições do carnaval de rua do estado do Maranhão

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
A exposição “Máscaras de Fofão” ficará aberta para visitação pública até o dia 19 de fevereiro.
A exposição “Máscaras de Fofão” ficará aberta para visitação pública até o dia 19 de fevereiro. (máscara de fofão)

SÃO LUÍS - Ainda dá tempo de conferir a exposição “Máscaras de Fofão”, disponível na sala Maia Ramos, no Palacete Gentil Braga. A mostra temática reúne 40 máscaras de fofão, personagem mais popular das tradições do carnaval de rua do estado do Maranhão, feitas manualmente por alunos de oficina homônima.

LEIA TAMBÉM:

Artes plásticas em destaque em espaços culturais da cidade

Oficina gratuita ensinará a fazer máscaras de fofão tradicional​

Artista plástica lança obras em homenagem a Maria Firmina

Marlene Barros, artista visual responsável pelo projeto, explicou que a oficina foi ministrada em janeiro, no próprio palacete. Nela, alunos da comunidade, de várias faixas etárias, aprenderam a técnica de produção que consiste na sobreposição de camadas de papel e cola sob um molde de argila.

Para a artista, a principal colaboração das máscaras é o resgate histórico-cultural. “Muitas pessoas não conheceram as máscaras originais de carnaval feitas em papel machê, com o processo de industrialização em que estamos inseridos, parte dessa cultura se perdeu”. Atualmente, o material mais utilizado é a borracha, que para alguns foliões, se torna inconveniente. Outros levam em consideração o fator da exclusividade.

Por isso, os interessados podem adquirir algumas das peças expostas, que estão à venda. “Alguns alunos optaram por vender suas máscaras, deixando valor e telefone para contato. A negociação é feita diretamente com eles, nós apenas fazemos a mediação”, explicou Marlene.

Fernanda Santos, diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA, convida a população a prestigiar a mostra e os demais espaços da galeria. “O palacete é um espaço propício a efervescência cultural. Estamos abertos à comunidade artística para que o espaço seja tomado de atividades culturais, de fato, e também a população, servindo de estímulo a integração cultural”, destacou.

A exposição “Máscaras de Fofão” ficará aberta para visitação pública até o dia 19 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. O Palacete Gentil Braga está localizado na Rua Grande, 782, no Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.