Preparação

Igrejas Católicas iniciam hoje o período da Quaresma

Hoje é celebrada a Missa de Cinzas, quando os fiéis são marcados simbolicamente com cinzas na testa; cerimônias em diversas paróquias marcam o início da Quaresma; período é marcado por jejum, orações, reflexões e missas

NATÁLIA REIS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Padre César vai celebrar a missa na Catedral da Sé
Padre César vai celebrar a missa na Catedral da Sé (Missa)

SÃO LUÍS - Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas marca o período em que se inicia a Quaresma. Como sugere o nome, são 40 dias marcados por jejum, orações e missas para os fiéis das igrejas católicas de todo Brasil, encerrando no Domingo de Ramos, que antecede o Domingo de Páscoa.

O dia é marcado por celebrações. Hoje, 14, a Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé) realiza sua primeira missa como preparação, as 17h30, para o período. Segundo o Padre César, pároco da Igreja da Sé, o período é marcado por reflexões. “A Quaresma é o tempo do perdão e da misericórdia. Onde devemos nos reconciliar com Deus e nossos irmãos. Tempo de mudar nossa caminhada, revendo nossos erros e pecados, reconhecê-los e tentarmos ser melhores todos os dias”, disse padre César.

Já a Paróquia do São Cristóvão, no São Cristóvão, realiza um pouco mais tarde, com início às 19h. As Igrejas São João Calábria, no Jardim América, e Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima realizam também missas às 19h. Já a Igreja Matriz, no Cohajap realiza a programação da Quarta-feira de Cinzas às 19h30.

O período da Quaresma é sinônimo de jejum e oração. Tempo em que os fiéis reservam para a espiritualidade e fraternidade. Durante os 40 dias, as igrejas católicas celebram missas na semana e nos finais de semana com preparação dos fiéis para um momento tão especial para os cristãos.

História

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (católico). As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou 46 dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

A Igreja Católica Apostólica Romana trata a Quarta-feira de Cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a cerimônia. O padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a Quarta-feira de Cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela, enquanto no rito ambrosiano da Igreja Católica Romana a Quaresma começa no próximo domingo e o Carnaval continua até o sábado, chamado Sabato Grasso (“Sábado Gordo”) e não se celebra a Quarta-feira de Cinzas.

Outras missas

Paróquia São Benedito (Anjo da Guarda) e Nossa

Senhora do Rosário dos Pretos (Centro) - missa de Cinzas às 8h

Paróquia Santa Paulina (Residencial Pinheiros) - missa de Cinzas às 19h

Comunidade São Miguel Arcanjo (Vila Ivar Saldanha) - missa de cinzas ás 19h

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho) – missa de cinzas às 19h

Igreja de Santo Antônio (Centro) – missa de cinzas à7h30 e 18h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.