PH

Último dia de folia e emoção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
oALMOÇO de Carnaval do PH Revista é assunto que não se esgota. Afinal foi o único  evento de gala da folia maranhense este. Acima, à esquerda, Diana e Francisco Miguel Duailibe; à direita, Simone e Paulo André Santiago
oALMOÇO de Carnaval do PH Revista é assunto que não se esgota. Afinal foi o único evento de gala da folia maranhense este. Acima, à esquerda, Diana e Francisco Miguel Duailibe; à direita, Simone e Paulo André Santiago (PH01)

Passada uma curta temporada de altos e baixos chega ao fim, nesta Terça-Feira, o pouco festivo Carnaval Maranhense de
2018. Não se pode dizer que foi dos piores dos últimos tempos, pois apesar da falta de melhores opções, o folião encontrou sua maneira de marcar presença e extravasar sua alegria nos poucos eventos realizados em recintos fechados. E muita gente peferiu mesmo foi tomar banho de maisena no circuito de rua que é sempre
um bom atrativo para os mais jovens.

DE RELANCE

Controladoria e Finanças
Um dos novos cursos de MBA da Faculdade de Negócios Faene é o de Auditoria, Controladoria e Finanças, que oferece instrumentos técnicos para análise e tomada de decisões a respeito da gestão dos recursos financeiros das empresas, bem como seu efetivo controle. Todas as informações sobre o referido estão no site institucional: faene.com.br.

Seleção Unificada
A primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve 2.117.908 estudantes inscritos. O total de inscrições chegou a 4.122.654, já que cada participante pôde fazer até duas opções de curso. A oferta sinaliza um número recorde de vagas – 239.716, no total –, distribuídas em 130 instituições. Das 130 instituições que participam do Sisu, 30 são instituições públicas estaduais (um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades) e 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 61 universidades e 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Dono da festa
Quem foi ao circuito de Carnaval de rua de São Luís viu, ou melhor, quase não viu, o personagem principal da festa: o fofão. Ele só existe no Maranhão, é curioso e misterioso por si só. Costuma usar uma roupa folgada, musical e uma máscara que esconde o seu rosto, feita de papel marche. Era muito comum nos bailes de salão de outrora.

Olimpíada do conhecimento
Com a presença da jogadora de basquete maranhense que conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, Iziane Castro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial promoveu, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Distrito Industrial, em São Luís, a solenidade de entrega das medalhas da seletiva da Olimpíada do Conhecimento – etapa estadual.

Olimpíada do conhecimento 2
No assunto: a ação foi aberta pelo diretor regional do SENAI, Marco Moura. Ao todo, sete alunos do SENAI foram consagrados campeões e representarão o Maranhão na fase nacional da competição que ocorre em junho a agosto de 2018 em sete ocupações. Logo em seguida, houve o Workshop Liderança e Relacionamento Interpessoal, ministrado pela coach com Luciana Muzzi.

Ficha Limpa
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou que a corte não deve nem sequer aceitar o registro de quem se enquadre na Ficha Limpa. A declaração preocupou juízes, segundo destaca a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser um dos afetados, embora se enquadre em apenas uma das 14 hipóteses punidas com inelegibilidade listadas na lei da Ficha Limpa.

Ficha Limpa 2
A propósito: o receio da magistratura é de que a tentativa de firmar um novo entendimento sobre a lei pode ter efeito multiplicador e barrar candidaturas aos mais diversos cargos. A Ficha Limpa prevê também a inelegibilidade de quem for “demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial” ou “excluído do exercício da profissão por decisão do órgão profissional competente”.

Trivial variado
Quem marcou presença na Passarela do Samba do Anel Viário no Sábado Gordo foi o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela. Foi conferir de perto seu esquema de segurança... *** Além das 35 siglas já legalizadas, a fila de registro de novas não para de crescer. São 73 que colhem assinaturas de apoio pelo país, mas de olho no Fundo Partidário que distribuirá mais de 900 milhões de reais este ano... *** Quem também está na folia é o bloco da saúde, que distribui preservativos nos pontos de folia.

Para escrever na pedra:
“O político brasileiro é um sujeito que vive às claras, aproveitando as gemas e sem desprezar as cascas”. Uma das máximas de Apparicio de Brinkerhoff, o Barão de Itararé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.