Saúde na folia

Campanha quer reduzir danos para drogas consumidas no Carnaval

#RolêSemVacilo é proposta como um serviço de utilidade pública; iniciativa tem foco no consumo de Álcool, Cocaína, Ecstasy/MDMA, LSD, Inalantes e Ketamina; material informativo será promovido nas redes e em parceria com grandes blocos do Carnaval de rua p

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Intenção é reduzir os danos
Intenção é reduzir os danos (drogas)

São Paulo - Pensando na tendência de aumento no consumo de seis tipos de drogas lícitas e ilícitas mais populares nos carnavais em todo Brasil, a campanha #RolêSemVacilo, lançada neste carnaval, tem como alvo promover a redução de danos para pessoas que pensam em usar drogas nos dias de folia.

Projeto da iniciativa Drogas: Reduzir Danos, do Centro de Convivência É de Lei e da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a produtora de eventos culturais Pipoca, a campanha #RolêSemVacilo: Experimente Reduzir Danos tem como foco informar sobre o uso de Alcool, Cocaína, Ecstasy / MDMA, LSD, Inalantes (lança-perfume, B25, tiner, cola) e Ketamina. Será levada às ruas em parceria com grandes blocos carnavalescos paulistanos, como Frevo Mulher, Bicho Maluco Beleza, Monobloco, Baiana System e Orquestra Voadora, promovidos pela Pipoca.

A campanha disponibilizou material informativo direcionado aos foliões para disseminação em blocos do Carnaval de rua paulistano e nas redes socias das iniciativas envolvidas, como um serviço de utilidade pública. O objetivo é promover o conceito de redução de danos com dicas e práticas que ajudam a minimizar potenciais efeitos danosos causados pelo uso dessas substâncias durante os dias de festa - e ao longo de todo o ano.

“Nos quatro dias de fervo de uma das festas mais populares do país, é sabido que o consumo de substâncias/drogas lícitas e ilícitas aumenta consideravelmente entre os que se jogam nos blocos e eventos carnavalescos. A combinação "tanto tempo esperando" + "a fantasia voltará para o armário em breve" ajuda ainda mais para que esse consumo seja feito como se não houvesse amanhã”, explica o texto da campanha.

O conteúdo explicativo em material online e publicado em parceria com grandes blocos carnavalescos de São Paulo informa sobre as diferenças entre as substâncias e seus efeitos no sistema nervoso central (SNC), classificando-as como estimulantes (que aumentam a atividade do SNC e deixam as pessoas mais ativas, como cafeína, cocaína e anfetaminas), depressoras (que diminuem a atividade do SNC e diminuem a capacidade dos neurônios de responder a estímulos, diminuindo o autocontrole e deixando as pessoas sedadas ou com sono, como álcool, opióides e sedativos) e perturbadoras (que, em vez de aumentar ou diminuir a atividade do SNC, alteram a qualidade de seu funcionamento, como LSD, DMT e, para alguns especialistas, maconha).

Partindo desta explicação, o material fornece informações básicas sobre cada substância, cuidados importantes para a saúde de quem for utilizá-las e possíveis reações e riscos para misturas entre mais de uma droga. O material ainda traz dicas gerais de saúde e bem estar, como a importância de se manter hidratado, com estômago cheio e prestar atenção aos sinais de seu corpo, além das pessoas e do ambiente à sua volta.

“Geralmente, falamos sobre abuso drogas apenas em contextos como a Cracolândia ou operações policiais. Porém, sabemos que durante o Carnaval aumenta bastante o consumo e o abuso de álcool e de outras drogas comuns em ambientes de festas. Queremos mostrar que as práticas de redução de danos são amplas e se aplicam a diferentes contextos de uso de drogas", diz Nathalia Oliveira, da iniciativa Drogas: Reduzir Danos e da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. "É uma abordagem racional que procurar responsabilizar o usuário e promover segurança coletiva. O abuso de álcool e de outras drogas nessa época do ano também está associado ao aumento de atendimentos em unidades de saúde, acidentes de trânsito e casos de assédio sexual e de agressão".

Para Rogério Oliveira, diretor da Pipoca, esta é uma boa oportunidade para agregar conteúdos de relevância social e de saúde para momentos de festa. “O carnaval, assim como outras grandes celebrações, é uma boa oportunidade para promovermos conceitos de redução de danos e de bem estar coletivo junto a uma expressiva parte da população jovem que frequenta esses eventos”, afirma.


O que é Redução de Danos (RD)

Redução de Danos é um conjunto de práticas e políticas de saúde pública cujo objetivo é reduzir os danos relacionados ao uso de drogas em pessoas que não podem, não conseguem ou não querem parar de consumi-las. É norteada pelo cuidado em liberdade e o respeito à autonomia, buscando construir formas de cuidado junto ao usuário de drogas e ao seu contexto. A redução de danos não tem a abstinência como objetivo central.

A Redução de Danos é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. No caso do uso de drogas, a RD parte da premissa que as pessoas usam drogas (lícitas e ilícitas) e oferece dicas concretas como não misturar substâncias, manter-se hidratado e alimentado, além de informações e alertas sobre os possíveis efeitos específicos de cada droga no corpo da pessoa. A redução de danos considera que uma pessoa bem informada pode ter maior autonomia e ser mais responsável no consumo de substâncias, minimizando os impactos para si mesmo e para terceiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.