Falta de infraestrutura

Buraqueira impede entrada de ônibus no bairro Tibiri

Buracos causam prejuízos para quem precisa de ônibus e quem tem o seu veículo próprio; moradores da região reclamam da falta de uma ação do poder público e ameaçam fazer manifestação

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]Quem usa transporte coletivo e mora nos bairros Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio está enfrentando grande dificuldade, porque os ônibus não estão entrando nos bairros por causa da grande quantidade de buracos nas ruas.

O Estado foi até o local e verificou os transtornos por que passa a comunidade. Além dos que usam coletivos, proprietários de veículos particulares, quando vão para o trabalho, podem ter de arcar com os prejuízos.

É o caso do empresário Jocivaldo dos Santos Pereira, de 27 anos, que deixa o carro em casa para evitar danos. “Eu estou andando só na minha moto. Não tenho mais como ficar comprando peça de carro por ter quebrado nas ruas aqui do bairro”, disse.

O autônomo Anselmo Corrêa disse que já teve prejuízos com sua moto algumas vezes, po causa desse situação. “A suspensão da minha moto vai embora com as ruas nessa buraqueira toda. É. Mui­to difícil. Parece que as coisas nunca melhoram. Estamos esquecidos”, lamentou.

Francisco Santos, de 63 anos, vende lanches pela cidade. Ele contou que já denunciou o problema várias vezes, mas nada foi feito. “É muito difícil essa situação. Já vieram outras equipes da imprensa aqui, há mais de dois meses, e nada foi feito para resolver o problema que a gente enfrenta”, contou.

Uma das vias mais danificadas é a Avenida Principal do Rio do Meio, próximo ao bairro São Raimundo, onde os moradores estão cobrando com constância saídas para os problemas que estão gerando grande dor de cabeça a quem passa por ali.

Ônibus
Os moradores desses bairros denunciaram o fato de que os ônibus já nem entram na região. Quem precisa usar um ônibus tem de ir até a BR-135, bem mais distante de casa do que normalmente seria o ponto em que os ônibus paravam.

O metalúrgico João Nunes, 53 anos, reclamou ser mais difícil à noite, quando as pessoas voltam do trabalho. “O pessoal tem de descer aqui, já que há vários dias os ônibus não entram no bairro, por causa da buraqueira. Parece que nunca sairemos dessa situação”, contou.

[e-s001]Alguns dos moradores da área fizeram manifestações no bairro, cobrando do poder público agilidade na resolução do problema. Segundo eles, representantes da região já foram até a Prefeitura de São Luís cobrar pro­vidências, que nunca foram tomadas. Os moradores prometem, ain­da, fazer um ato na BR-135, na Quarta-Feira de Cinzas, 14, caso a situação não seja resolvida logo.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que diversos bairros da capital já receberam investimentos para a melhoria da infraestrutura de ruas, serviços que são executados levando em conta o período chuvoso. A Semosp comunicou ainda que será realizado o levantamento das ações necessárias nas vias do Tibirizinho e Tibiri mostradas na reportagem para que sejam incluídas na programação de pavimentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.