Vida Saúde

Dicas para aproveitar o Carnaval com saúde

Alimentos gordurosos e calóricos não devem estar presentes e os produtos ácidos também devem ser pouco consumidos neste período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Carnaval tem de ter alimentação saudável
Carnaval tem de ter alimentação saudável (frutas)

São Paulo - Não é nada fácil manter a disposição durante e depois da maratona de blocos e desfiles no Carnaval. O desgaste, adquirido na folia, porém, pode ser evitado com dicas simples. A cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, enfatiza a importância da alimentação e hidratação.

No cardápio, alimentos gordurosos e calóricos não devem estar presentes. Segundo a médica, é preciso optar por produtos leves e frescos, principalmente ricos em vitamina C, para garantir que a imunidade não baixe durante e após a diversão.

"É preciso dar preferência a alimentos leves como verduras, legumes, carnes magras e carboidratos. Entre as boas opções estão: frango, peixe, carnes vermelhas sem gordura, melão, uva, brócolis, melancia, alface, cenoura, pães integrais, castanhas com frutas secas e queijo branco ou cottage", reforça.

Os produtos ácidos também devem ser pouco consumidos neste período. Silvana Vertematti ressalta que essa característica, aliada ao consumo de álcool, comum entre os foliões, pode desencadear irritações no estômago.

O hábito de ingerir bebidas alcoólicas acarreta outro problema: a desidratação. A especialista explica que o álcool inibe os mecanismos antidiuréticos do organismo, daí a importância de se intercalar com o consumo de água.

"A cada cerveja ou drink, deve-se beber, em média, de uma a duas garrafas de 500 ml água. Isso porque o álcool estimula a perda de líquido pela urina, o que pode provocar, além da desidratação, dor muscular e baixa imunidade", afirma.

Além da alimentação e hidratação, é preciso ficar atento ao preparo físico. A fim de evitar o cansaço e dores musculares, a médica aconselha, aos sedentários, iniciar previamente exercícios de baixa intensidade, como caminhada, alongamentos, e uma rotina de sono que garanta o descanso. Para quem já pratica atividade física, o indicado é manter a rotina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.