Bilionário George Soros financia campanha que tenta frear Brexit

Ele doou 400 mil libras a uma organização que tenta influenciar o voto dos deputados sobre o acordo final do Brexit

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

ESTADOS UNIDOS - O bilionário americano George Soros doou 400 mil libras para uma organização pró-Europa que tenta influenciar o voto dos deputados britânicos sobre o acordo final do Brexit, informou o presidente do órgão ontem.

Através de suas fundações, contribuiu com 400 mil libras" (cerca de R$ 1,8 milhão), declarou o ex-ministro Mark Malloch-Brown, presidente do Best for Britain, entidade acusada pelo jornal conservador "Daily Telegraph" de "tramar para derrubar o Brexit".

Segundo o jornal, a campanha será lançada em escala nacional em fevereiro, com o objetivo de conduzir a um segundo referendo, para obter a manutenção do Reino Unido na União Europeia. "Tem muita gente frustrada" com o Brexit, declarou Malloch-Brown à BBC ontem.

Segundo ele, a campanha se destina a "mobilizar a opinião pública a favor da manutenção do Reino Unido na UE, a fim de que (os deputados) tenham consciência desta mudança na opinião pública quando o Parlamento for votar" o acordo final sobre o Brexit, acrescentou.

Poder

No mês passado, diante do Fórum Econômico Mundial de Davos, Soros previu que a primeira-ministra britânica, Theresa May, não permanecerá muito tempo no poder e afirmou que os britânicos estavam "em atitude de negociação" diante das consequências financeiras do Brexit.

"A situação econômica atual não é tão ruim quanto se previa. [os britânicos] Vivem com esperança, mas, à medida que a moeda se desvalorizar e que a inflação crescer, o nível de vida vai cair", avaliou.

"Isso vai levar um tempo, mas, quando acontecer, os britânicos vão se dar conta de que ganham menos do que antes, porque os salários não aumentaram no mesmo ritmo do custo de vida", completou Soros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.