Alemanha

Angela Merkel sofre críticas de aliados por acordo de coalizão

Chanceler cedeu Ministério das Finanças a social-democratas para alcançar acordo após mais de 4 meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

BERLIM - A chanceler alemã, Angela Merkel, enfrentou críticas de dentro do seu próprio partido conservador ontem por fazer concessões a seus parceiros de coalizão de centro-esquerda, o Partido Social-Democrata (SPD), para fechar uma aliança de governo.

Merkel, que lidera a União Social-Cristã (CDU), cedeu o importante Ministério de Finanças ao SPD em um acordo de coalizão finalmente alcançado na quarta-feira, mais de quatro meses depois de uma eleição nacional na qual os dois blocos perderam apoio.

"Eu acho que a formação do gabinete, como está agora, é um erro político", disse Christian von Stetten, um parlamentar da CDU que representa interesses do mercado, à emissora ARD, acrescentando que isso se aplica particularmente à entrega da pasta financeira.

A mudança no Ministério de Finanças mostra o alto preço que os conservadores precisaram pagar para renovar a "grande coalizão" com o SPD que tem governado a Alemanha desde 2013, e garantir o quarto mandato de Merkel no poder.

Governo

O jornal alemão "Bild" disse que Merkel se vendeu. "Chanceler a qualquer custo", escreveu o Bild em sua primeira página. "Merkel dá o governo de presente ao SPD".

Sob o acordo de coalizão, o SPD manterá o controle dos ministérios de Relações Exteriores, Justiça e Trabalho, entre outros, além de ganhar a pasta das Finanças.

Julia Kloeckner, aliada de Merkel, defendeu o acordo. "Nós mantivemos nossas principais promessas da campanha eleitoral", disse à emissora Bayerischer Rundfunk. "Para as famílias, há significativamente mais apoio. Nós vamos manter as finanças estáveis. Não haverá nenhuma nova dívida, mas também nenhum aumento de impostos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.