Atendimento médico

UPAs garantirão assistência médica em casos urgência e emergência no carnaval

Em São Luís, as UPAs 24 horas estão localizadas nos bairros Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária, Vila Luizão, Itaqui-Bacanga e Vinhais

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Normalmente as UPAs atendem casos de atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos.
Normalmente as UPAs atendem casos de atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos. (UPA)

SÃO LUÍS - Durante o Carnaval, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em São Luís, farão o atendimento normal. Dessa forma, a assistência médica em casos de urgência e emergência para a população e para os foliões que precisarem de serviços durante o período estará garantida. As UPAs são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

LEIA TAMBÉM:

Saúde anuncia repasse de R$ 93 milhões para 46 UPAs

Trabalhadores das UPAs denunciam redução de salários​

As unidades atendem os casos de saúde de atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos. No local, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serão removidos para um hospital de referência.

Em São Luís, as UPAs 24 horas estão localizadas nos bairros Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária, Vila Luizão, Itaqui-Bacanga e Vinhais. “As equipes estarão todas completas e as unidades aptas a receber os foliões que tiverem alguma intercorrência. Como a UPA não é um local para internação, os pacientes que precisarem serão encaminhados para os hospitais de referência”, disse a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Jamilly Matos Pontes.

Atendimentos

No período carnavalesco são comuns os atendimentos provocados por intoxicação alimentar e por excesso de bebida alcoólica. “No primeiro semestre, também temos nosso volume de atendimento aumentado em cerca de 20% em função do período chuvoso, quando aumentam as incidências de viroses”, informa Jamilly Matos Pontes.

Todas as seis unidades na capital maranhense possuem estrutura para atender os casos mais comuns. Mas, apenas a UPA do Araçagi recebe pacientes na área de traumatologia e ortopedia e de odontologia. “É a única unidade com ortopedista 24 horas por dia. Os casos cirúrgicos serão encaminhados para o hospital de referência. Em todas as outras unidades temos o corpo médico com pediatria e clínica médica”, ressaltou Jamilly Matos Pontes.

As UPAs contam com estrutura com raio-X, eletrocardiografia, sala de sutura e curativos, consultórios, sala de medicação, laboratório de exames e leitos de observação – ala amarela e ala vermelha (com presença de médico intensivista). Para ser atendido em umas das UPAs, o paciente precisará apresentar um documento de identificação oficial e cartão do SUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.