PH

Morre o artista Zeca Bahia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
A LINDA MODELO Vildes Caliari, produzida com uma linda fantasia por Cleo Pacheco e que serve como referência para quem desejar brilhar no Baile de Segunda-Feira, na Oak Wine
A LINDA MODELO Vildes Caliari, produzida com uma linda fantasia por Cleo Pacheco e que serve como referência para quem desejar brilhar no Baile de Segunda-Feira, na Oak Wine (PH01)

A Bahia e o Brasil choram a morte do cantor e compositor José Ramos Santos, conhecido no cenário artístico musical brasileiro como Zeca Bahia. Ele morreu terça-feira e foi sepultado ontem em Salvador. A ligação de Zeca Bahia com o Maranhão é pelo fato de uma de suas músicas mais famosas, “Ave Coração”, de 1979,
feita em parceria com Clodo Ferreira, ter sido traduzida para o espanhol pelo poeta maranhense Ferreira Gullar. Outra canção famosa é “Porto Solidão”, criada em parceria com Ginko e imortalizada na voz do cantor Jessé.

Reunião com Luiz Fux
O presidente do TRE do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, juntamente com os demais presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, participou ontem de uma reunião com o ministro Luiz Fux para discutir os desafios e metas das eleições deste ano.
Dentre várias propostas apresentadas pelo ministro, destacou-se a promoção, pelas Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de cada Regional, de cursos sobre eleições e política voltados para os jovens de cada localidade.
Esses cursos podem contar ainda com a parceria de acadêmicos e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em cada região.

Fake News
A propósito: um dos maiores desafios, comum a todos os dirigentes dos tribunais eleitorais, é o combate às notícias falsas, chamadas fake news, durante a
campanha eleitoral.
O ministro Luiz Fux sugeriu que cada presidente deve atuar em parceria com a imprensa local para que haja um empenho por parte dos veículos confiáveis no sentido de “auferir com rapidez a veracidade das notícias disseminadas”.
Segundo ele, os jornalistas têm maneiras de confirmar com celeridade o que é ou não verdade, e fazendo isso de forma rápida podem evitar que boatos se espalhem com o intuito de prejudicar candidatos.
Ele também destacou a necessidade de parcerias com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e com a Polícia Federal (PF) em cada região para combater as fake news.

Outros temas
Em tempo: também foram discutidos temas como a possibilidade de uniformização do horário de início e término da votação em todos os estados; auditoria das urnas em tempo real no dia da eleição; segurança das urnas eletrônicas; corte de gastos e voto impresso.
Especificamente em relação ao último tema, o presidente do TSE deixou claro que a Justiça Eleitoral depende de um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que a Suprema Corte julgará a constitucionalidade do voto impresso ao analisar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5889.

Baile das Fofinhas
O Espaço Renascença será palco hoje, a partir das 18h, de um dos eventos mais tradicionais da folia maranhense: o Baile das Fofinhas, com renda em benefício do Educandário Santo Antônio. O sucesso do Baile das Fofinhas, segundo Fátima Sabóia, presidente do Educandário, se deve em grande parte ao apoio incondicional da sociedade maranhense mais tradicional.
A festa terá animação musical a cargo da Banda All Times, Pepê Júnior e Bicho Terra. Durante o baile haverá sorteio de uma viagem a Buenos Aires, com acompanhante, cedida pela Taguatur Turismo e Buffet Requinte.

Baile de Gala na Oak Wine
Uma das casas de maior charme desta Capital, a Oak Wine, vai ser palco do único baile de gala à fantasia deste Carnaval.
Será um evento fechado, que um grupo de amigos realiza no local, na Segunda-Feira de Gorda de Carnaval.
O grupo, com alguns poucos novos participantes, é praticamente o mesmo que promovia essa festa no Grand São Luís Hotel.
Este ano o bailinho mudou de endereço, mas a alegria será a mesma, com todos os convidados usando suas criativas e originais fantasias.

TRIVIAL VARIADO

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de agora a Sepúlveda Pertence. Ele é o mais novo advogado de defesa do ex-presidente.

No assunto: esta semana, com a publicação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do acórdão da condenação do ex-presidente, sua defesa tem até 10 dias para receber a intimação de forma eletrônica, consultando o sistema do TRF-4.

O Manifesto Comunista completará 170 anos no dia 21 deste mês. Deu justificativa à vocação autoritária que caracterizou os principais movimentos da esquerda no século passado.

Roberto Campos, que foi senador e ministro do Planejamento, escreveu em janeiro de 1989: “O Estado deixou de ser o que o intelecto projeta ou o que o coração deseja. O Estado ficou reduzido ao tamanho do bolso”.

No começo de cada sessão plenária da Assembleia, o espaço denominado grande expediente é utilizado por um deputado para discursar. O tema é livre e muitas vezes se torna o momento de calmaria antes da tempestade dos debates sobre projetos polêmicos.

A esperança da campanha eleitoral, neste ano, é que cheguem ao fim as famosas agendas enganadoras.

Efeito Lula: Michel Temer sabe que, sem mandato e sem foro privilegiado, virará a bola da vez.

DE RELANCE

Baile dos Idosos
O começo da noite de hoje será movimentado, das 17 às 20h, pelo Baile dos Idosos “Cabelos de Prata”, no Parque Bom Menino, com hits antigos e atuais do Carnaval. Os idosos vão dançar e se divertir com o clássico adereço da folia: a peruca cor de prata distribuída para todos os participantes no início do evento. O Baile, que é um dos mais tradicionais da Capital, é destinado aos integrantes de grupos de trabalho com a terceira idade e também aberto a idosos são-luisenses e seus familiares.

O Estado contra a parede
A historiadora norte-americana Barbara Tuchman escreveu, na década de 1970, que “o hipotético tem seus encantos, mas é a realidade dos governos que faz a história”. A realidade das finanças públicas do Estado revela-se como a mais deplorável. Não será escolhendo entre o açúcar ou o adoçante artificial que se chegará à solução. O remédio terá gosto muito amargo, que é a principal característica do Regime de Recuperação Fiscal.

O filme se repete
No dia 7 de fevereiro de 1995, os jornais publicaram: “A maioria dos 27 novos governadores, que recém assumiram, estão surpresos com o caos financeiro e administrativo nos seus Estados. De São Paulo a Mato Grosso do Sul, do Amapá ao Rio Grande do Sul, o quadro é de falência. Não há dinheiro para pagar ninguém: funcionalismo, fornecedores e credores”. Passados 23 anos, o que mudou?

Origem do rombo
A Previdência Social, em países civilizados, consolida-se com a capitalização em imóveis, títulos públicos e privados. No Brasil, os recursos arrecadados de contribuintes, que deveriam servir de reserva, destinaram-se à construção de imóveis faraônicos de governos, como os de Brasília por exemplo. O dinheiro foi também sugado para tapar os rombos da União. Nunca mais voltou ao lugar de origem.

Grande lição
É verdade que o Padre Antonio Vieira passou pelo Maranhão e fez sermões antológicos. Mas aqui ninguém lembrou de homenagear a memória dele, na terça-feira, pelo transcurso dos 410 anos do seu nascimento. Eis uma de suas recomendações: “Os políticos deviam ter ouvidos. Um para escutar os presentes e outro para os ausentes.” Atualíssimo. E poderia estar nas portas dos plenários do Senado, das Câmaras e das Assembleias. As finanças públicas não chegariam à situação atual de penúria.

Sem pressa
O Congresso Nacional já regulamentou 263 dispositivos da Constituição de 1988. Faltam 117 que aguardam análise dos parlamentares. Pelo andar da carruagem vai demorar sabe-se lá quanto tempo. Há duas hipóteses: 1ª) falta vontade dos parlamentares para trabalhar; 2ª) acham que a população não é merecedora do uso pleno da Constituição.

É o sacrifício
Tomem nota para conferir depois: apesar de todos os problemas criados, o governo federal não vai desistir de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho. Como pode ser traduzido: o presidente Michel Temer não quer magoar Roberto Jefferson, pai da indicada, e perder apoio do PTB na votação
da reforma da Previdência.

O impossível acontece
A Venezuela tem a maior reserva de petróleo e gás natural do mundo. Mesmo assim, mergulhou no abismo por obra do Comandante Chávez. Retratos do país hoje: 1) a circulação de veículos diminuiu, porque 80 por cento da frota de veículos não têm peças para reposição; 2) com menos ônibus, a jornada de trabalho está reduzida, havendo queda nos salários e na arrecadação de impostos; 3) a inflação do ano passado chegou a 700 por cento; 4) a venda de passagens aéreas para os venezuelanos com destino a Madri, Buenos Aires, Santiago, Miami e Lima só ocorre quando inclui a volta. É o medo de que fiquem no exterior; 5) já chegaram à cidade brasileira de Boa Vista, na fronteira, 40 mil venezuelanos. É a chamada fuga da fome.

Para escrever na pedra:
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.” Frase de Martin Luther King, religioso e ativista político norte-americano, dita há mais de 50 anos e continua atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.