Carnaval

Folia no baile de rua do bloco Confraria do Copo nesta sexta

18ª edição do Baile da Confraria, do bloco Confraria do Copo, será realizada amanhã, às 19h, no Caminho da Boiada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Confraria do Copo realiza baile amanhã
Confraria do Copo realiza baile amanhã (Confraria do Copo)

SÃO LUÍS- Um dos bailes populares mais animados do período oficial de folia em São Luís, o Baile da Confraria acontece amanhã, às 19h, no Caminho da Boiada, no centro da capital, reunindo foliões e grupos de famílias de vários bairros de São Luís. A festa terá à frente a banda do bloco Confraria do Copo, realizador da festa, e contará com a presença dos grupos Tô Dimais e Swing Delirô. Esta será a décima oitava edição do baile de rua.

A Banda da Confraria será capitaneada pelos vocalistas Carlão Festança e Baíko Iluminado. De acordo com o produtor cultural João Azevedo, coordenador geral do bloco, o baile popular virou tradição e é realizado sempre na primeira noite de festa.

“É um baile bastante descontraído e realizado exatamente no meio da rua, como uma festa de salão. Fechamos a rua, armamos um palco e criamos uma atmosfera bastante festiva, descontraída e segura, pois temos inclusive equipe de seguranças controlando a entrada das pessoas”, destacou João Azevedo.

O bloco e seus convidados apresentam um repertório diversificado e bastante dançante ao longo da programação do baile. Os cantores escolhem um repertório com músicas maranhenses e homenageiam também as tradições brasileiras. Entre as músicas autorais do bloco, estão “Trombone de Vara”, “Não seca pimenteira”, “Nova onda”, “Canto da sereia” e “Beira-Mar”.

O Baile da Confraria é uma espécie de aquecimento para as apresentações do bloco no circuito de rua. Este ano, os cortejos na Beira-Mar acontecerão nas três noites de festa, sempre com concentração a partir das 17h. No sábado, o bloco ainda fará uma participação no Baile dos Alternativos, que reunirá diversos blocos e grupos carnavalescos de São Luís.

“A saída do bloco no circuito Beira-Mar será da antiga RFFSA até a Casa do Maranhão, na Praia Grande, ou seja, o percurso sofreu alteração e agora será mais longo. Passou de 800 para 1.200 metros. Nesse sentido, os foliões terão mais tempo para se divertir no nosso cortejo”, informou João Azevedo.

Os foliões que participarão dos cortejos no Circuito de Carnaval de Rua da Beira-Mar poderão adquirir o abadá na sede do bloco, na Rua Caminho da Boiada, no centro de São Luís. “A vestimenta é para que o folião possa participar do cortejo dentro da área do bloco, delimitada por uma corda.

Serviço

O quê

Baile da Confraria

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Caminho da Boiada

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.