Descarte Irregular

Asfalto é descartado em lixão no Anil, e moradores reclamam

Produto é jogado constantemente no local, sempre quando não há movimento de pessoas

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Amontoado de asfalto foi descartado em lixão no bairro Anil
Amontoado de asfalto foi descartado em lixão no bairro Anil (asfalto)

Asfalto, aparentemente virgem, está sendo despejado constantemente em uma área que vem se tornando um lixão, na Rua São José, no Anil. Segundo moradores, o material é descartado no local durante a noite, dificultando a identificação de quem o faz. No lixão, já há um amontoado de asfalto.

Um funcionário de uma oficina que funciona nessa rua, que não quis se identificar, contou que o produto é descartado no local quando não há ninguém por perto. “A gente já ficou esperando para ver se jogariam durante o dia, enquanto estamos trabalhando aqui, mas nunca vieram nesse meio-tempo”, relatou.

Outra pessoa, que também preferiu não se identificar e reside no bairro, disse que já viu uma vez o veículo que deixou o material ali. “É uma caçamba branca, que deixa esse asfalto aí. Só que, como ficamos olhando de longe, não deu para perceber se ela [a caçamba] tinha alguma identificação de empresa ou órgão público”, disse. A comerciante Kátia Oliveira, de 42 anos, contou que o asfalto é jogado uma vez por semana, pelo menos. “Eles vêm na caçamba uma vez por semana, em média, e jogam essas coisas aí. A Prefeitura limpa direto o terreno, mas não adianta nada”, ressaltou.

Sobre o asfalto que está sendo descartado, Kátia Oliveira lamentou. “Ficamos olhando esse tanto de asfalto descartado como lixo, enquanto muitas ruas da nossa cidade estão precisando, por causa da quantidade absurda de buracos que temos em São Luís”, lamentou.

Além do caso específico do asfalto, outro materiais são jogados nessa área, desde lixo doméstico, materiais de indústrias de gesso, até animais mortos.

Segundo os moradores da região, muitos carros e caminhões de empresas chegam de outros bairros para jogar o lixo nesse espaço, mesmo que o proprietário, que uma moradora disse ser um taxista, sempre mande fazer a limpeza da área, o que não adianta.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que vai enviar equipes à Rua São José, no bairro Anil, para verificar a situação e providenciar a limpeza da área. O órgão destaca ainda que, para fortalecer as políticas de limpeza urbana nessa comunidade, está finalizando as obras de construção do Ecoponto Anil, localizado na Rua 2.

O Comitê pediu ainda o apoio dos moradores do bairro para que façam o descarte dos resíduos de forma adequada, acondicionando em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

Por fim, o Comitê ressaltou que reforçará o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem das descargas irregulares feitas na área citada na reportagem, para que sejam adotadas as medidas necessárias. E informa que denúncias ou reclamações podem ser realizadas por meio da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.