Vantagem

Vasco tenta confirmar vaga na Libertadores diante do Concepción

Depois da vitória por 4 x 0, no Chile, o time Cruzmaltino pode perder por até 3 gols de diferença que mesmo assim vai conseguir avançar no torneio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O goleiro do Vasco, Martín Silva, fala em pacto pela Libertadores
O goleiro do Vasco, Martín Silva, fala em pacto pela Libertadores (vasco h)

RIO DE JANEIRO - Após golear por 4 x 0 na partida de ida, no Chile, o Vasco tenta confirmar a classificação para a terceira fase da Copa Libertadores nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), quando recebe a Universidad de Concepción, em São Januário, no Rio de Janeiro. A situação dos brasileiros é muito tranquila. Isso porque o Cruzmaltino pode perder por até três gols de diferença que mesmo assim vai conseguir avançar.
Para conseguir o milagre da classificação, o time chileno terá que devolver o 4 x 0, forçando a disputa de pênaltis, ou golear por quatro gols de diferença.
“Nós fizemos um pacto nesta Copa Libertadores e sabemos que a vantagem é muito grande. Porém, também temos consciência de que devemos manter a pegada em uma competição do porte que estamos encarando. No futebol, não se deve dar chance ao azar. Temos que ir a campo e fazer aquilo que se espera de uma equipe qualificada como esta que o Vasco montou para tentar o título sul-americano”, disse o goleiro uruguaio Martín Silva.
O técnico Zé Ricardo tem procurado administrar a euforia de seus jogadores, para que eles não se deixem influenciar pela empolgação da torcida. Porém, ele prevê uma postura ousada dos brasileiros, mesmo com a ampla vantagem obtida na partida de ida.
“Nós vamos jogar em casa e diante de um rival que vai querer a vitória. Porém, nossa torcida vai empurrar o time e vamos em busca de gols. Temos visto na Copa Libertadores e em outros torneios continentais torcidas que empurram o time durante os noventa minutos e é isso que esperamos dos vascaínos”, disse Zé Ricardo.
Para este jogo, o treinador vascaíno vai repetir a equipe do duelo de ida. Para isso, preservou os titulares no fim de semana, quando o Cruzmaltino, mesmo tendo superado o Volta Redonda por 3 x 1, ficou de fora das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Pelo lado da Universidad de Concepción o clima é de total desânimo. Isso pôde ser sentido no desembarque da delegação no Rio de Janeiro. No fim de semana a equipe estreou com derrota de 2 x 0 para o O’Higgins no Campeonato Chileno.
O técnico Francisco Bozán conversou com seus jogadores sobre a importância deles se doarem em campo para que um bom resultado comece a mudar os rumso do trabalho.
“Sabemos que não vai ser tranquilo e que não é fácil tirar uma desvantagem dessas contra uma grande equipe como é o Vasco. Mas o placar do primeiro jogo foi elástico para o futebol apresentado por nós. Um castigo e confio na nossa recuperação. Temos que começar a mudar rapidamente a nossa história”, disse Bozán.
Quem avançar do duelo entre Vasco e Universidad Concepción vai encarar na próxima etapa o vitorioso do clássico boliviano entre Jorge Wilstermann e Oriente Petrolero, que duelam na quinta-feira. Na ida o Wilstermann ganhou, de virada, por 2 x uruguaio Martín Silva 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.