Fique atento

Roubo de celulares se intensifica durante as festas de pré-Carnaval

Somente no Cohatrac, foram registradas 44 ações dessa natureza, semana passada; muitas pessoas não registram ocorrência; O Estado dá dicas de segurança

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Fazer uma selfie durante a folia de pré-Carnaval pode ser perigoso e culminar na perda do celular
Fazer uma selfie durante a folia de pré-Carnaval pode ser perigoso e culminar na perda do celular (celular)

O celular é uma ferramen­ta muito utilizada nas festas de pré-Carnaval, seja para fazer uma foto, gravar um vídeo, postar nas redes sociais, entre outras funções. O problema é que criminosos estão aproveitando esses eventos com grande movimentação como uma oportunidade para roubarem os foliões.

Na Avenida Contorno Norte, no Cohatrac IV, por exemplo, onde acontece um dos pré-carnavais da capital com movimentação de, em média, 20 mil pessoas, nas últimas semanas foram registradas 44 ocorrências de roubo e furto. Os dados são do 13º Distrito Policial (DP) do Cohatrac. Segundo o DP, esses são números de pessoas que registram ocorrência, já que muitas, por não terem esperança de recuperar o aparelho, nem procuram uma sede da polícia.

Segundo a investigadora Danielle Loiolla, nesses casos há todo um procedimento a ser feito para tentar localizar e recuperar o aparelho roubado. “Quando a vítima registra ocorrência, muitas com a caixinha do celular, nós temos todo um processo para ir em busca do aparelho e com quem ele está. Tudo isso é feito, inclusive, com a operadora do celular, para localizar via número de série, o que pode demorar até um mês, fazendo com que muitos desistam de esperar”, disse.

A Polícia Civil informou que muitos dos casos de roubo e furto de celulares ocorrem por descuido dos usuários, seja expondo enquanto liga ou troca mensagens ou, em casos mais frequentes, com mulheres, quando andam com o aparelho nas mãos, facilitando a ação dos bandidos.

A recomendação é que os foliões não fiquem expondo seu celular e tentem colocá-lo dentro de bolsas ou no bolso da frente da roupa que estiverem vestindo. Isso ajudará a prevenir as ações criminosas, que são frequentes em várias festas pré-carnavalescas na capital.

Dicas de segurança para seu celular

• Não exponha o celular na rua. O usuário se distrai ao fazê-lo e, ao mesmo tempo, fica vulnerável.
• Não use celular na cintura ou em bolsos. Esse hábito permite que seja furtado com facilidade.
• Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.
• Nunca deixe o celular à mostra.
• Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-lo.
• Nunca forneça nenhuma informação particular pelo telefone, como: números de RG, CPF, conta de banco, senhas, entre outros.
• Se disponível, utilize os recursos de bloqueio com senha em seu aparelho celular. Assim, somente você terá acesso às informações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.