Homofobia

Manifestantes realizam ''beijaço'' em Buenos Aires

Polícia diz que casal de mulheres foi detido por fumar em local proibido, mas elas alegam que isso renderia apenas multa e que foram presas porque se abraçaram e beijaram em público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

BUENOS AIRES - Vários casais participaram de um "beijaço" ontem em frente aos tribunais de Buenos Aires para protestar contra a ação interposta a uma mulher brevemente detida no ano passado, em um caso que as ativistas denunciaram como homofobia.

Mariana Gómez e sua esposa, Rocío Girat, denunciaram ter sido vítimas de homofobia e que a detenção ocorreu porque se abraçaram e beijaram em público.

Gómez foi detida e acusada de desacato à autoridade em outubro, quando estava com Girat na saída de uma estação de metrô.

As mulheres sustentam que um agente policial apreendeu Gómez com o argumento de que fumava em um espaço não autorizado, mas que, na realidade, foi uma represália por terem se beijado em público.

"Sim, estávamos nos abraçando. É a primeira vez que prendem uma pessoa por fumar. Em todo caso, isso é uma infração que se pune com multa", disse Girat à AFP."Estávamos nos despedindo porque íamos trabalhar", declarou Gómez.

Girat assinalou que sua parceira "ficou algemada por três horas. Eu já tinha a certidão de casamento e mostrei. Mas o policial escreveu na planilha que era solteira, com o que fica claro que houve homofobia".

No protesto em frente aos tribunais, as duas jovens estiveram acompanhadas por seu advogado e dezenas de ativistas com cartazes e bandeiras."Falavam como se fossemos amigas, quando estávamos casadas. Vamos apresentar a apelação", enfatizou Girat. Gómez e Girat se casaram há dois anos.

A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento igualitário, em 2010.

O casamento igualitário também é legal em Brasil e Uruguai (2013), Colômbia (2016), e em uma parte do México (2009 em diante).

No início deste ano, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em San José, ditou uma sentença em que pede aos países do continente que reconheçam o casamento homossexual com plenos direitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.