Educação

Dicas para organizar os estudos em ano de feriados prolongados

2018 terá recorde de feriados prolongados e eles podem ser um grande aliado; alunos precisam se preparar desde já para não atrasar os estudos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Mesmo com muitos feriados, o estudo não deve ser esquecido
Mesmo com muitos feriados, o estudo não deve ser esquecido (estudar)

Este ano terá 12 feriados nacionais, e apenas dois cairão no final de semana (Páscoa, 1º de abril, domingo, e Tiradentes, 21 de abril, sábado), resultando em um recorde de feriados prolongados (que caem quinta ou terça-feira) durante o ano. Além disso, 2018 é um ano de Copa do Mundo. Muitas escolas optam por parar as atividades nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o que pode acontecer de haver mais alguns dias livres no decorrer do ano. Ainda em 2018, haverá eleições para Presidente da República, Governadores, e Deputados Estaduais e Federais.
Com tantos acontecimentos previstos, pode parecer difícil planejar os estudos. Por isso, o coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, Fabrício Cortezi, selecionou algumas dicas essenciais de como se organizar e ainda assim aproveitar os feriados, os jogos do Brasil na Copa e ainda dar a devida atenção às eleições. Confira:

- Tenha um calendário sempre em mãos
Marque as datas dos acontecimentos mais importantes do ano em um calendário físico, ou até mesmo no celular. Provas escolares, data dos vestibulares, dias em que haverá jogos do Brasil na Copa do Mundo e também o dia das eleições. Tudo isso e mais aquilo que for importante para o seu ano letivo deve estar no seu calendário para te ajudar na organização.

- Dedique ao menos 2 horas do dia para estudar. Assim, não precisará perder todo o feriado
Manter uma rotina de estudos durante os dias de aulas normais faz com que, no feriado, você não precise ficar tanto tempo estudando. Quando tiver alguma data comemorativa, o ideal é fazer um planejamento da semana inteira, para que o estudo não fique de lado e ainda dê tempo de descansar. Segundo Fabrício Cortezi, o estudo diário é fundamental.

- Dedique tempo extra a matéria que você tem mais dificuldade
Muitas disciplinas têm seus conteúdos interligados, o que pode gerar atraso nos estudos, principalmente se alguma parte dessa matéria não entrar na cabeça. Com isso, o conteúdo pode ir acumulando e virando uma bola de neve, resultando em uma nota baixa no final. Segundo Cortezi, o segredo para alcançar o sucesso nos estudos é ter disciplina e foco. Já a quantidade de tempo gasto nos livros não é necessariamente sinônimo de eficiência. “É compreensível quando o aluno prefere estudar primeiro as disciplinas favoritas, pois é prazeroso ler e escrever sobre o que gosta. Porém, ao rever somente essas matérias, menos será estudado as outras disciplinas – aquelas que não se tem tanta afinidade. Isso pode ser perigoso”, diz Cortezi..

- Leia notícias diariamente, inclusive nos dias de folga
Ler notícias diariamente, além de ampliar o vocabulário, ajuda a se atualizar e colabora para a formação do senso crítico. Seja vestibulando ou aluno no Ensino Fundamental ao Médio, adquirir o hábito da leitura desde cedo auxilia na elaboração de melhores argumentos para uma produção de texto. Então, não perca tempo, leia todo dia!

- Não se esqueça de descansar!
Viajar, sair com os amigos e aproveitar um domingo com a família são coisas importantes para que o psicológico permaneça forte para enfrentar os desafios dos estudos e a pressão antes de provas decisivas. Fabrício Cortezi pontua que pode ocorrer de o estudante ficar ansioso principalmente nos períodos de provas finais, mas isso pode ser evitado através do autoconhecimento. “É preciso estar ciente dos seus limites e seus horários de maior produtividade, e entender com naturalidade a ocorrência de dias de baixo rendimento”, conclui. É importante perceber que uma horinha de descanso é necessária pode ajudar de maneira significativa a render os estudos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.