Sob controle

Forças dos EUA começam a reduzir presença no Iraque

Coalizão não confirma; porta-voz do governo iraquiano afirmou que segue a coordenação para manter assistência americana às tropas iraquianas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

WASHINGTON - Forças dos Estados Unidos começaram a reduzir sua presença no Iraque depois que autoridades locais declararam "vitória" sobre o Estado Islâmico, disse um porta-voz do governo iraquiano ontem. A coalizão não confirmou a informação.

No ano passado, forças iraquianas apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos EUA retomaram todo o território que esteve sob controle do Estado Islâmico em 2014 e 2015, incluindo Mosul, cidade do norte do país que serviu como capital de fato dos militantes.

"As forças americanas começaram a reduzir seus números, já que se obteve uma vitória sobre o Estado Islâmico", disse o porta-voz à Reuters. "Continua a haver coordenação para manter a assistência [dos EUA] às forças iraquianas, de acordo com suas exigências."

Um porta-voz da coalizão não quis confirmar nem negar que a retirada começou. "É nossa intenção publicar um informe quando tivermos forças saindo do palco", disse o coronel do Exército dos EUA Ryan Dillon à Reuters.

Os EUA tinham mais de 5,5 mil soldados no Iraque no auge da batalha por Mosul, em julho de 2017, o equivalente a cerca de metade da força total mobilizada pela coalizão no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.