Segurança da festa

1.800 homens farão a segurança dos foliões no Carnaval

Comandante-geral da PM garantiu que a festa será segura; reforço ao efetivo designado venderá folgas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Coronel José Pereira, da PM
Coronel José Pereira, da PM (cel Pereira)

SÃO LUÍS - O Carnaval - que acontecerá oficialmente entre os dias 9 e 13 deste mês - contará na Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) com a vigilância de 1.800 homens da Polícia Militar (PM) que serão designados para atuar nos grandes circuitos. De acor­do com o comando da PM, homens que reforçarão este efetivo abrirão mão das folgas que, em contrapartida, deverão ser ressarcidas pela corporação.

LEIA TAMBÉM:

Polícia vai intensificar a fiscalização de vendas de drogas no Carnaval

Sociedade médica faz campanha contra uso de bebida alcoólica no Carnaval​

Dicas de segurança para curtir o Carnaval de rua​

Segundo o comandante da PM, coronel José Pereira, em entrevista à imprensa realizada na tarde de ontem, na sede da instituição de segurança (no Calhau), a principal preocupação será com os pontos de maior aglomeração, em especial, os circuitos da Região Central da cidade (Madre Deus e adjacências). Outro local que, de acordo com o comandante, receberá atenção especial serão os circuitos da Praia Grande e da Beira-Mar.

Sobre a ação da polícia, o comandante fez questão de reforçar que a população poderá brincar o Carnaval com tranquilidade. “Quero dizer à população que poderá brincar o Carnaval com toda a segurança e tranquilidade. Todas as garantias de uma festa sem ocorrências serão da­das e, mais uma vez, deveremos fazer um grande trabalho”, assegurou.

O comandante responsável pela segurança da área do Centro, coronel Pedro Ribeiro, informou que barreiras serão montadas em pontos estratégicos. De acordo com o co­mandante, a preocupação maior é nos horários de encerramento da festa nos circuitos. “São horários em que as pessoas estão querendo se deslocar para suas casas ou outros pontos da cidade e estão, muitas vezes, sob efeito da bebida, o que exige uma atenção e rigor ainda maiores por parte do policiamento”, afirmou.

Coronel Pereira também citou a fiscalização que acontecerá em ruas e avenidas da capital maranhense quanto ao cumprimento ou não da Lei Seca. Segundo a polícia, blitzen serão montadas durante todos os dias da festa na capital maranhense e nos demais municípios. Ainda de acordo com o comando, em caso de descumprimento, o motorista terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e o veículo será apreendido. O condutor também terá que arcar com multa.

SAIBA MAIS

A PM aproveitou a ocasião para fazer um balanço do trabalho realizado durante as prévias da folia, encerradas no último fim de semana em São Luís. De acordo com a polícia, não houve o registro de ocorrências mais graves. Apesar do parecer do comando, durante as festas que antecederam a folia oficial foram registrados casos de roubos e furtos nos principais circuitos. Mulheres também reclamaram que sofreram assédio em determinados pontos das prévias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.