Venezuela

Partido de Maduro o ratifica como candidato às eleições presidenciais

Eleições serão realizadas até maio deste ano; a oposição não concorda com a realização do pleito no primeiro quadrimestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

CARACAS - Os cerca de 600 delegados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ratificaram o governante Nicolás Maduro como seu candidato para as próximas eleições presidenciais, que, por decisão da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), serão realizadas até de maio deste ano.

"Aprovado por aclamação e por unanimidade, companheiro presidente. O senhor é oficialmente o candidato do PSUV", confirmou o primeiro vice-presidente do partido, Diosdado Cabello.

A ANC, órgão plenipotenciário composto apenas por deputados governistas, decretou recentemente que as eleições no país acontecerão antes de maio.

O órgão não é reconhecido pela oposição, nem por muitos governos estrangeiros, que o consideram uma fraude pela forma na qual foi instaurada e seus membros foram eleitos.

A data e as condições das eleições estão entre os pontos mais complicados nas negociações entre governo e oposição na República Dominicana para buscar uma saída para a crise no país.

A oposição não concorda com a realização do pleito no primeiro quadrimestre do ano, já que considera que não haverá condições "justas" nem "transparentes".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.