Atenção

Dicas de segurança para curtir o Carnaval de rua

A programação do carnaval de rua pelo país já está a todo vapor. E para quem pretende curtir o Carnaval pela primeira vez, o especialista em segurança Marcos Roberto Araújo, dá algumas dicas para evitar roubos de celulares e carteiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Não saia com grandes quantias de dinheiro ou muitos cartões se não houver necessidade.
Não saia com grandes quantias de dinheiro ou muitos cartões se não houver necessidade. (Carnaval)

- Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar não exiba joias, celulares, ou dinheiro. Seja discreto.

- Não saia com grandes quantias de dinheiro ou muitos cartões se não houver necessidade.

- Mulheres, evitem levar bolsas. Caso seja inevitável, opte pelas transversais e coloque a sua frente e fique segurando.

- Não deixe sua carteira no bolso de trás, pois a mesma pode ser alvo de ladrões durante a aglomeração de pessoas. Uma boa opção é usar aquelas pochetes de corrida, que normalmente ficam junto ao corpo e por baixo da blusa.

- Se for fazer uma selfie durante o desfile do bloco, muito cuidado. Certifique-se se não há alguém observando sua ação e seja rápido.

- Ao retornar, evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas. Ande em grupos.

- Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

- Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

- No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

Com as crianças

- Opte por blocos infantis. Eles têm um público reduzido e com muitas famílias.

- Se você estiver levando crianças identifique-as com o nome, endereço e telefone de maneira bem visível.

- Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.

- Se estiver num bloco na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado.

- É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos.

- Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.

- A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.

- Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela segurança local.

- Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os dias de folia é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.