Missão

Nova Iorque vai receber missão de cooperação internacional

Comitiva formada por representantes de órgãos nacionais como Funasa, Ministério das Relações Internacionais e da Saúde chega na próxima segunda-feira à região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Uma missão técnica de cooperação internacional vai ser realizada dos de 4 a 8 deste mês, na região maranhense do Médio Mearim, quando vão ser realizados estudos in loco de viabilidade técnica e elaboração de um protocolo internacional de geminação entre a cidade de Nova Iorque do Maranhão e Nova York (EUA), com previsão de impacto de investimentos em todo o território do Médio Sertão.

Uma comitiva formada por representantes de órgãos nacionais como Funasa, Ministério das Relações Internacionais e da Saúde chega na próxima segunda-feira à região. A iniciativa é da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) e tem parceria da Funasa, por meio do Departamento de Cooperação Técnica Internacional.

A proposta é desenvolver um projeto de revitalização socioeconômico ambiental sustentável do Lago de Boa Esperança e o Baixão dos Pastos Bons, com mais de 300 olhos d’água, entre as bacias do Rio Parnaíba e Itapecuru. “Sabemos do potencial natural da região e da possibilidade de expansão dele, com a possibilidade de preservação e de geração de emprego e renda.

Por isso, a Femaci, por meio de um de seus associados e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do Sertão Maranhense, desenvolveu esta estratégia, que chega a municípios como Pastos Bons e Nova Iorque, mas tem impacto positivo em toda a região”, destacou Ronald Damasceno, secretário-geral da Femaci e coordenador da missão técnica.

Programação
Representantes da Funasa e do Ministério da Saúde chegam ao Maranhão no domingo e seguem direto para o município de Pastos Bons. Na segunda-feira, 5, será realizado o seminário técnico para levantamento de potencialidades e projetos socioambientais sustentáveis, em Nova Iorque. A programação vai ser encerrada na quinta-feira, 8, com a oficina de Ela­boração do Projeto que norteará o Protocolo Internacional de Cidades Geminadas com Nova Iorque/EUA - Nova Iorque.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.