Meio ambiente

Revitalizada área de preservação ambiental com recuperação de nascente

Plantio de mudas contribui com a revitalização de área de preservação ambiental de uma lagoa no Recanto de Vinhais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - Com o trabalho de recuperação da nascente de uma lagoa no Recanto dos Vinhais, a Prefeitura de São Luís tem promovido na região a revitalização de uma área de preservação ambiental. Realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana e membros da comunidade, a ação de limpeza na área resultou no renascimento da lagoa e no surgimento de um novo espaço de lazer para moradores do bairro. A ação faz parte da política ambiental colocada em prática pelo prefeito Edivaldo.

Na manhã de ontem a Prefeitura de São Luís deu prosseguimento ao trabalho de revitalização da área com o plantio de mudas de ipês e árvores frutíferas no entorno da lagoa. O plantio impacta positivamente na vida dos moradores da região, promovendo a arborização do espaço e contribuindo para evitar o descarte irregular. A ação além de beneficiar o meio ambiente, favoreceu a integração dos membros da comunidade e tem impactado positivamente a vida dos moradores do Recanto dos Vinhais.

Na lagoa, foram realizados os serviços de limpeza e roçagem para desobstruir a nascente, prejudicada pela estiagem e pelo descarte irregular de resíduos. O próximo passo do projeto é, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizar os serviços de calçamento e iluminação, que serão executados em conformidade com a lei, levando em consideração que toda nascente se torna uma área de preservação permanente.

A proposta é contribuir com a urbanização da área e, assim, beneficiar os moradores. A secretária municipal de Meio Ambiente, Maluda Fialho, destacou que o trabalho conta com a contribuição dos moradores do bairro. "Estamos realizando esse plantio de muda em várias áreas da cidade, especialmente nessa área, com a recuperação da lagoa. Estamos contando com a parceria da comunidade, que tem ajudado na limpeza do espaço. Esse espaço representa a vida, é o ressurgimento de uma área que estava comprometida", disse.

Comunidade

Moradores do bairro contribuíram ativamente para a recuperação da lagoa. Cidadãos como Denise Albuquerque, 81 anos, e o marido Roberto Albuquerque, 86 anos, se surpreenderam com ressurgimento da lagoa. "Moro aqui desde 1980 e fiquei com vontade de chorar de alegria quando vi que a lagoa ia voltar a ser o que era", contou Denise. "Plantamos algumas mudas aqui para ajudar e deixar nossa contribuição", acrescentou Roberto.

"A população se mobilizou para ajudar na limpeza. Essa participação faz com que os moradores se sintam responsáveis por cuidar dessa área. Mais de 40 pessoas da comunidade têm participado desse trabalho", afirmou o morador Francisco Matos, 65 anos, morador do Recanto dos Vinhais há 21 anos.

A ação de recuperação da lagoa do Recanto dos Vinhais contou com a participação de moradores do bairro

PARCERIA

A recuperação da lagoa é uma das atividades previstas no projeto Recupera São Luís, elaborado em parceria com alunos da empresa júnior Mutual, da Universidade Federal do Maranhão, e lançado em 2017 na 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís. Um dos objetivos do projeto é, em parceria com o poder público municipal, recuperar várias nascentes e cursos de águas que estão degradados pela cidade. Para execução da atividade em outros bairros, a Prefeitura está realizando o levantamento das áreas a serem contempladas.

"Esse é um projeto de baixo custo que impacta positivamente a vida da população ludovicense. É de uma nascente que sai a água, que é essencial à vida humana, e é por ela que os lençóis freáticos são alimentados. Com investimentos nesse projeto, a gestão do prefeito Edivaldo visa à qualidade de vida da população e das futuras gerações", pontuou o superintendente de Planejamento Estratégico da Semmam, Breno Nogueira da Cruz.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O apoio da comunidade do Recanto dos Vinhais tem sido fundamental no processo de recuperação da lagoa. A fim de manter limpo o espaço da área de preservação permanente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem executado na região um trabalho de Educação Ambiental, para evitar que, novamente, o descarte irregular de resíduos obstrua a nascente e prejudique a lagoa. As atividades incluem visitas domiciliares e abordagens educativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.