Treinamento

Reabilitação infantil é tema de capacitação profissional em SL

Durante a capacitação a metodologia Treini é apresentada a terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
A metodologia Treini foi desenvolvida levando em consideração o ambiente terapêutico.
A metodologia Treini foi desenvolvida levando em consideração o ambiente terapêutico. (método)

SÃO LUÍS - Ocorre até segunda-feira (5) uma capacitação para profissionais que trabalham com o desenvolvimento e reabilitação infantil. O treinamento que utiliza a metodologia Treini é voltado para profissionais terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. O local do evento é a clínica Le Petit, no bairro Jardim Renascença, em São Luís.

A metodologia Treini foi desenvolvida levando em consideração o ambiente terapêutico, exoesqueleto flexível baseado em tensegridade e a elaboração de um programa de treinamento físico e funcional, específicos para cada criança ou adulto que apresenta sequela de lesão no sistema nervoso central.

De acordo com a fisioterapeuta Juliana Bandeira, o método Treini foi desenvolvido para ser utilizado no processo de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes que tiveram lesões no sistema nervoso central e que apresentam dificuldade na manutenção de postura e movimento corporal.

O protocolo de treinamento consiste em realizar o tratamento em 18 ou 36 meses em um ambiente terapêutico enriquecido de estímulos controlados, uso de exoesqueleto flexível além de um programa (direto e indireto) com foco na melhora funcional e estrutural.

Os objetivos da metodologia Treini é contribuir para o aumento da independência e autonomia durante a realização das atividades de vida diária, atividades de trabalho e produtivas e atividades de lazer e recreação. Outro ponto importante, é evitar a ociosidade promovendo a ocupação ativa e produtiva, além de facilitar a participação e acesso através da inclusão familiar e social. Melhorar a qualidade de vida através do treinamento intensivo global também é um dos objetivos da técnica.

Neste fim de semana, a capacitação para profissionais da área de reabilitação começa às 8h e vai até às 18h, no

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.