Carnaval 2018

No Carnaval, cuidados com os ouvidos devem ser tomados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que a exposição ao ruído não supere os 65 decibéis, sendo mais que isso muito prejudicial a saúde

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Os sons elevados podem causar zumbido persistente e prejuízos à audição.
Os sons elevados podem causar zumbido persistente e prejuízos à audição. (ouvido)

BRASIL - Chegou a época mais esperada pelos foliões. O carnaval garante diversão e prazer em trios elétricos, blocos de rua, bailes ou nas avenidas do samba. Mas, em todos os casos, a folia vem acompanhada de música em alto volume; e aí é que mora o perigo. É que além de se proteger dos raios solares, ter uma alimentação saudável e beber bastante água, é importante também não esquecer de proteger a sua audição. Caso contrário, os dias barulhentos podem ocasionar zumbido, sensação de pressão nos ouvidos e dificuldades para ouvir.

LEIA TAMBÉM:

Casos de infecção alimentar aumentam durante o pré-Carnaval

Medições já realizadas em blocos e trios elétricos mostraram que o som ao redor pode ultrapassar 120 decibéis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que a exposição ao ruído não supere os 65 decibéis, sendo a exposição prolongada a sons acima de 85 decibéis muito prejudicial à saúde auditiva. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis. Para quem curte a maior festa do país seguindo os blocos e trios tradicionais, o recomendado é ficar longe das caixas de som, a uma distância mínima de 20 metros do equipamento.

Quem ajuda a fazer o espetáculo, como integrantes da bateria de escolas de samba ou de trios elétricos, devem redobrar a atenção, já que estão em contato direto com ruídos que ultrapassam os 100 decibéis. Nestes casos, o protetor auricular pode contribuir para a diminuição do impacto do som nos ouvidos, evitando dores e incômodos. A fonoaudióloga Isabela Papera, recomenda: “Os protetores, ou atenuadores, como chamamos, diminuem o som que entra pelos ouvidos, permitindo que se escute a música ou o batuque em um volume aceitável. É imprescindível para quem trabalha em ambientes com altos volumes”.

Os sons elevados podem causar zumbido persistente e prejuízos à audição. Tudo começa com uma sensação de abafamento nos ouvidos, que pode durar horas. Caso os sintomas se prolonguem, é necessário procurar um otorrinolaringologista. “A perda auditiva é cumulativa. A permanência crônica ao barulho lesa as células ciliadas que ficam dentro do ouvido. As milhares de células danificadas causam a sensação de “ouvido tampado” ou zumbido. Essa sensação normalmente desaparece nas 12 horas seguintes à exposição ao barulho. Mas, se o ruído for frequente, as células ciliadas podem morrer e, como não se regeneram, instala-se então a perda auditiva”, explica a fonoaudióloga.

Para entrar na folia com estilo e responsabilidade, os protetores de ouvido já podem ser encontrados em diversas cores. São feitos em acrílico ou silicone e moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada usuário. Além de combinar com sua fantasia, o acessório contribui para a manutenção de uma boa audição para os próximos carnavais e, principalmente, ao longo da vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.