Mau hábito

Lixo é descartado em terreno baldio

Mesmo com Ecoponto no Turu, moradores do Jardim Eldorado mantêm lixões no bairro

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Morador vai ao lixão, mas desiste
Morador vai ao lixão, mas desiste (lixo eldorado)

A 700 metros da Rua Projetada, no Jardim Eldorado, funciona o Ecoponto do Turu, onde pode ser feito o descarte de lixo. Entretanto, os moradores insistem em jogar o lixo em vários terrenos baldios no decorrer da via.

A maior parte desses terrenos tem seus muros derrubados, aparentemente para o descarte de lixo neles, já que exatamente onde o muro é quebrado que está a grande concentração do lixo, desde o doméstico - como resto de comida e materiais de uso no dia a dia-, até pneus velhos e eletrodomésticos antigos.

Na manhã da quarta-feira, 31, O Estado flagrou um morador que ia jogar sacolas de lixo em um desses espaços, mas, ao perceber a equipe no local, deu meia-volta e foi embora.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informou, em nota, que uma equipe da Blitz Urbana será enviada ao local para averiguar a situação dos muros, e o proprietário será notificado, caso seja constada alguma irregularidade. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana também enviará equipes ao local para verificar a situação e providenciar a limpeza da área.

O comitê pede o apoio dos moradores da região para que façam o descarte dos resíduos de forma adequada e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

O órgão esclarece que a coleta na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, é feita diariamente no período noturno. E comunica ainda que materiais recicláveis e resíduos não coletados pelo serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados no Ecoponto Turu, localizado na Travessa G, Habitacional Turu. O Ecoponto funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado, e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e picapes.

Por fim, o comitê ressalta que irá reforçar o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento: 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.