Vida | Vida Ciência

Estamos sós?

Dentro deste imaginário uma pergunta persiste em nós e sempre permanece enquanto dúvida latente: existe vida fora da Terra?
01/02/2018

Nesta edição, a página VidaCiência trouxe para reflexão um assunto muito instigante, que sempre foi motivo de especulações e povoa até hoje o imaginário de muitas culturas ao longo da história das civilizações: a vida extraterrestre.
Dentro deste imaginário, uma pergunta persiste em nós e sempre permanece enquanto dúvida latente: existe vida fora da Terra? A princípio, poderíamos afirmar que sim e por várias razões, especialmente considerando o número de estrelas que se tem no universo.
Estima-se que somente na nossa galáxia, a Via Láctea, existam cerca de 200 a 400 bilhões de estrelas, e se estabelecermos como referência o Sistema Solar, só na Via Láctea teremos cerca de um trilhão de planetas, luas e outros corpos rochosos. Outro parâmetro que amplia esta possibilidade é o fato de que o sistema solar tem em média 5 bilhões de anos e o universo, próximo de 14 bilhões. Fatos estes que nos levam a pensar em uma probabilidade bem realista, em especial quando se fala na possibilidade de vida em condições extremas.
Um exemplo que torna esta probabilidade factível, é a bactéria Deinococcus radiodurans, que se destaca por resistir a doses altíssimas de radiação, ao vácuo, à dessecação e à temperatura, o que a torna ideal para testar a viabilidade de seres vivos fazerem uma viagem interplanetária sem a proteção de uma aeronave.
Até o momento, estudos internacionais, feitos inclusive pela Nasa, vêm testando a expectativa de vida no espaço com bactérias que se protegem formando uma carapaça, como se fossem múmias (cistos). Também podemos afirmar que basta a proteção de um grão de poeira para que a bactéria sobreviva em condições espaciais. As primeiras descobertas de vida fora da Terra provavelmente estão mais perto do que imaginamos, mas não serão homenzinhos verdes (fig.1) em naves espaciais e, sim, alguma espécie de plâncton ou de alga.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte