Vistoria

Abrigo para idosas é alvo de inspeção do Ministério Público

As casas ficam em uma espécie de vila, na Associação Regional das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, no João Paulo; não foram encontrados muitos problemas, e relatório da visita será elaborado

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]A Associação Regional das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, localizada no João Paulo, em São Luís, foi inspecionada ontem, 31, pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Idoso. O objetivo da atividade foi verificar as necessidades das idosas que moram no local.
O promotor Augusto Cutrim coordenou a visita e tratou das principais dificuldades que foram identificadas na casa. “Percebemos que são poucos os problemas aqui. Primeiro seria um vigia à noite, já que elas ficam sozinhas. Segundo, uma pessoa no apoio médico para auxiliar a fazerem curativos e quando sofrem pequenos acidentes dentro de casa”, disse.

Entidades e órgãos do poder público maranhense, entre eles os Conselhos Regional de Medicina; Regional e Estadual do Idoso; de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além do Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, participaram da vistoria.

O membro do Ministério Público informou que todas as instituições parceiras vão elaborar relatórios sobre a inspeção que servirão de base para futuras providências a serem adotadas pela Promotoria do Idoso.

Associação
O espaço abriga apenas mulheres, 11 no total, aposentadas, responsáveis cada uma por uma das casas que existem no local, com quarto, sala, copa/cozinha, banheiro e um quintal. São 15 casas disponíveis para moradia e as quatro que estão sem moradoras já estão com cadastros de pessoas interessadas em ocupá-las.

Há ainda três outras casas, em que funcionam espaços de refeitório, ambulatório e sala de reuniões.
As moradoras podem cuidar da sua vida particular, se encontram com outras idosas ou visitam as casas, umas das outras, além de participarem de atividades propostas no auditório central, onde são realizadas ações para fortalecimento físico, psíquico e espiritual daquelas idosas.

“Aqui eu faço minha comida, lavo minha roupa e às vezes vou ali conversar com minhas vizinhas. Gosto de ficar ouvindo a televisão, já que não enxergo tanto para assistir, o que me impossibilita de varrer casa também”, contou a idosa Sebastiana Costa Santos, de 76 anos, uma das moradoras daquela associação.

As moradoras da pequena vila podem receber visitas nas segundas e terças-feiras à tarde. Nos demais dias da semana, o acesso é liberado para visitação em ambos os turnos.

Além de atender aos internos com a administração, limpeza das áreas comuns e atendimento médico mensalmente, a associação recebe, uma vez por semana, cerca de 80 idosos carentes de comunidades vizinhas. Eles têm palestras e atividades culturais e ganham uma cesta básica.

[e-s001]“A gente conta com doações, tanto de alimentação, para o período em que realizamos as atividades, quanto também de voluntários que ajudam nesses dias”, relatou Maria Celeste Costa, de 65 anos, presidente regional daquela casa.
Uma dessas voluntárias é a aposentada Irene Carvalho, de 78 anos, que disse que se sente muito bem indo à associação.
“Eu me sinto ótima vindo ajudar as idosas que moram aqui, seja para termos apenas uma conversa, seja para apoio em alguma situação que precisem de uma forcinha”, enfatizou.

Novo espaço
Atualmente, o Maranhão carece de espaço com equipe técnica preparada para atender idosos. O único espaço coordenado pela poder público que abriga idosos em situação de abandono é o Solar do Outono, na Cohab, que não consegue mais suportar o número de ocupantes que dão entrada para aquele espaço.

O promotor Augusto Cutrim comentou as obras para o novo Centro de Referência e Atenção e Integração da Saúde do Idoso da Região Metropolitana de São Luís, que está sendo construído em uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Governo do Estado, que deve ser construído em breve. “Já saiu a licitação, na qual quatro empresas foram habilitadas. Tivemos uma reunião com a Comissão de Acompanhamento e estamos apenas aguardando os recursos, em torno de R$ 5 milhões. Vamos agora fiscalizar e ser transparentes com a sociedade, para que essa obra se concretize e seja de grande ajuda para a sociedade”, concluiu o promotor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.